09 de julho de 1926 foi a data em que o município de Uauá, localizado no Nordeste baiano, foi emancipado. Para comemorar a passagem dos 91 anos da cidade, a deputada estadual Fátima Nunes (PT), apresentou uma Moção de Aplausos e Congratulações, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador.
“Tenho muita alegria em poder homenagear mais uma ano de emancipação política da cidade de Uauá. Um lugar onde o sustentado dos uauaenses é movido pela economia de subsistência, caracterizado pelo manejo da caprinovinocultura, conhecido nacionalmente como “Capital do Bode”. A agricultura familiar tem uma presença muito forte na região, principalmente na produção de cerveja artesanal de umbu”, declarou a parlamentar. “Manifesto, publicamente, minhas congratulações pela efeméride e com sua valiosa gente, cujo traço marcante é a vocação para o trabalho e um acentuado amor à terra natal”, concluiu.
Ultimamente, o município vem implementando sua economia através do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e a Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Canudos (Coopercuc ), um programa de convivência com o semiárido que já mudou a vida de muitas famílias através do beneficiamento das frutas do sertão, a exemplo do umbu.
Outro elemento forte na localidade é o São João, a festa típica do Nordeste, onde seguramente, ocorre um dos melhores e mais tradicionais da Bahia. Com intensa participação popular, os festejos juninos, em que predomina o verdadeiro forró “pé-de-serra”, preservam as raízes culturais de Uauá. Há, também, no mês de agosto, a tradicional exposição de caprinos e ovinos.
Fonte: Ascom da deputada estadual Fátima Nunes (PT)