No próximo dia 28 de abril, durante a programação oficial da 9ª Edição do Festival do Umbu, em Uauá, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), fará entrega de ações para acesso à água de boa qualidade para consumo humano e de certificados de regularização florestal para agricultores familiares. O evento acontece às 10h, na Praça São João Batista (Uauá), com a participação do titular da Sema, Geraldo Reis, e de representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Na oportunidade, serão entregues certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) para 3.815 agricultores familiares de Uauá, Curaçá, Monte Santo, Jaguarari e Euclides da Cunha. O Cefir corresponde, no Estado da Bahia, ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), no âmbito federal, criado pelo Código Florestal Brasileiro. Para proprietários ou possuidores de imóveis rurais de até quatro módulos fiscais, a Sema/Inema oferecem o serviço gratuitamente, com o suporte financeiro do BNDES. O principal objetivo do Cefir é a formação de um banco de dados de informações que servirão para o controle, o monitoramento e o planejamento ambiental e econômico do estado.
A Sema também fará a entrega de novos sistemas de dessanilização do Programa Água Doce (PAD), que beneficiará cerca de 1.970 famílias de 18 comunidades rurais de Uauá, com um investimento de R$ 2 milhões. O PAD é uma ação do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, realizada em parceria com o Governo do Estado, que transforma água salobra de poço em água potável da mais alta qualidade para o consumo humano, através da implantação ou recuperação de sistemas sustentáveis de dessalinização no semiárido, incentivando a autonomia das comunidades na gestão do seu mais precioso recurso natural.
Sustentabilidade – A abertura da 9ª Edição do Festival do Umbu acontecerá às 11h do dia 28, na Praça São João Batista (Uauá), e tem como tema Integração dos Sistemas Produtivos do Semiárido. Realizado pela anualmente pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), desde 2008, o Festival do Umbu celebra o potencial do umbu como fonte de renda, melhoria da qualidade de vida e organização das famílias do semiárido, dando visibilidade à gestão
Fonte: Serin