EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA BAHIA
FÁTIMA NUNES, Deputada Estadual, no uso de suas atribuições, vem por este requerimento solicitar a V. Exa. convocação de Sessão Especial, consoante Art. 86, Inciso IV da Resolução nº193/85, que dispõe sobre o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, para tratar da concessão do Título de Cidadão Baiano ao Maestro Gilmar Mendonça, dia 11 de Março, do corrente ano, pelas razões que expõe:
O maranhense Gilmar Mendonça nasceu em Anajatuba em 26 de junho de 1961. Iniciou seus estudos de música e violão na Escola do Estado do Maranhã Transferindo-se para Salvador em 1985, cursou Educação Musical na UFBA. Estudou Regência com Hamilton Lima, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ernest Widmer, Afrânio Lacerda e Jeannet Bolduc. Frequentou o Seminário Internacional de História da Arte e Educação em Salvador e os VII e VIII Seminários Internacionais de Música da Bahia. Frequentou vários painéis da FUNARTE. Em 1989, foi convidado para reger o Coral Regina Sacratissimi Rosarii e o Coral da PETROBRAS-Bahia. Em 1992, iniciou o trabalho de Educação Musical com o Grupo Cultural OLODUM e em 1993 iniciou a Oficina de música da CONARTE. Na sua trajetória musical fundou e regeu corais de várias instituições, públicas, privadas, igrejas e grupos independentes, também é precursor do movimento coral da terceira idade em Salvador.
Em agosto de 2002, recebeu o título de Cidadão da Cidade de Salvador, pela valorização do movimento canto coral e pelos trabalhos realizados nas comunidades, contribuindo para a cidadania.
Em 03 de junho de 2005, a Federação das Academias de Letras e Artes da Bahia, a Academia de Cultura da Bahia, a Fundação João Fernandes da Cunha e a Faculdade Hélio Rocha lhe conferiram o Diploma de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados à educação e cultura na Bahia e no Brasil, por seu empenho solidário a instituições educacionais.
Atualmente, Gilmar Mendonça desenvolve projetos importantes, como o Alguém Cantando, iniciado em 1996, que tem várias diretrizes: Músicas nas Escolas, Concertos, Ciclos de Palestras, Seminários, Encontros de Corais e o Gran Encontro de Corais, realizado em Salvador Bahia (Brasil), Santiago de Compostela (Espanha) em 25 de setembro de 2007, com a participação do Coral Alguém Cantando, Coral Polifónica La Salle e Coral Colexiata do Sar e em Lisboa (Portugal), com a participação do Coral Musicarte, no dia 28 de setembro de 2007. Em 2009, participou de um intercâmbio na Argentina, com os Corais Batista, em Bariloche e Música Quântica, regido pelo maestro Camilo Santosestefano e Buenos Aires. Participou duas ocasiões do Festival de Canto Coral em Paris, no Palácio da Unesco. Em maio de 2010, participou de integração na Turquia com a Istambul Buyuk Belediyesi Kent Orchestrasi da Universidade no Prédio da Prefeitura de Istambul, e, na Grécia, com o Coral do Instituto Politécnico de Athenas, regido pelo maestro Michalis Eik Onomou, que se constituirão em experiências inesquecí
Portanto, a acentuada dedicação pelo social, principalmente no setor educacional e cultural e o respeito pelo estado justifica a concessão do título de Cidadão Baiano a esse ilustre maestro por tanto empenho solidário a diversas instituiçõ
Sala das Sessões, 15 de Fevereiro de 2016.
Fátima Nunes
Deputada Estadual-PT/BA