Na manhã desta quarta-feira (26), a deputada estadual Fátima Nunes (PT-BA), participou do II Encontro Estadual Programa Água Doce, realizado na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Na oportunidade, a parlamentar ressaltou a importância na discussão do tema, principalmente no debate para o Sertão, lugar que carece desse bem natural.
“Todos conhecem a nossa realidade. Muitos têm vontade de resolver com mais celeridade, suavizando e diminuindo o sofrimento do nosso povo, mas existe no Estado brasileiro a burocracia, não sendo feito pelo povão nem para nós. Ou a gente toma coragem de mudar ou não adianta. Existe orçamento no Programa Água Doce, mas muitas vezes, quando chega no final, não pode ser realizado devido a um pequeno detalhe”, declarou Nunes.
O município de Santa Brígida possui 14 comunidades que já aderiram ao Programa Água Doce (PAD). Já em Monte Santo, há indicações para adesão de algumas comunidades. O objetivo do PAD é estabelecer política pública permanente de acesso à água de qualidade para consumo humano, por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização. O atendimento ocorre, prioritariamente, nas localidades rurais difusas do Semiárido brasileiro.
Além da parlamentar, participaram do evento deputados; prefeitos, a exemplo de Carlos Clériston, conhecido com Gordo de Raimundo, de Santa Brígida; Justino Neto, de Paripiranga; Paulo Sérgio, de Adustina; além de representantes da Secretaria do Meio Ambiente; Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA); da Associação Comunitária João Velho de Ipirá; dentre outros.
Fonte: Ascom da deputada estadual Fátima Nunes (PT-BA)