Moção de Congratulações e Aplausos pelos 144º aniversário de emancipação política do município de Entre Rios, ocorrida em 03 de Abril de 1872.
A deputada infra firmada vem solicitar na forma regimental, que se faça inserir na Ata, a presente Moção de Congratulações e Aplausos pelos 144º aniversário de emancipação política do município de Entre Rios no dia 03 de Abril, do corrente ano.
O município de Entre Rios tem um grande potencial turístico e econômico, vindo através da confecção de bolsas e chapéus feitos pelas artesãs das praias de Subaúma, Porto de Sauípe e Massarandupió. Esta atividade gera emprego e renda para a população local, que chega a exportar seus produtos para outros estados. Além disso, o município tem outras atividades econômicas como, a pecuária, a produção de carvão vegetal, o comércio e a indústria. Outro aspecto importante é a existência da bacia petrolífera e florestas industriais de eucaliptos, com estrutura de beneficiamento de madeira.
A cidade está situada na microrregião do Litoral Norte da Bahia, com uma população estimada em 43.000 habitantes. Distante de Salvador 134 quilômetros, capital do Estado, ocupa uma área de 1.301 km². Sua sede se encontra a uma altitude de 162 metros acima do nível do mar. Com ligações à rodovia BR – 101 e entroncamento com a BR – 400, que dá acesso direto a Linha Verde e ao Oceano Atlântico, Limita-se com os municípios de Inhambupe, Aporá, Araçás, Esplanada, Cardeal da Silva, Itanagra, Mata de São João e Alagoinhas. O acesso aos municípios circunvizinhos e estados é feito pelas rodovias BR – 101, BA – 093, BA – 099, BA – 400 e BA – 506.
Os primeiros habitantes do município de Entre Rios, foram os índios massarandupiós e tupinambás. Em 1572, os primeiros portugueses passaram pela zona da praia onde moravam esses índios, que deram origem ao povoado de Massarandupió. A primeira penetração nas terras onde está o município ocorreu no século XVI com a concessão da sesmaria à Casa da Torre de Garcia D’Ávila. No século XVIII, os jesuítas ergueram uma Capela no Povoado, tendo sido, pouco tempo depois criado a Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres do Inhambupe. Decorridos 24 anos de criação da Paróquia, foi elevada à categoria de Vila, em 03 de abril de 1872. A instalação do município deu-se no dia 23 de agosto de 1873. Seu topônimo deve-se à localização que o território ocupa, entre os rios Subaúma e Inhambupe.
Diante de todos estes aspectos que torna o município de Entre Rios um local agradável para se viver, aproveito o momento para aplaudir calorosamente os entreriense e desejar progresso e desenvolvimento social, econômico, cultural e político.
Dê-se ciência da presente Moção a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de Vereadores do Município de Entre Rios, imprensa e ao Diário Oficial desta Casa.
Diante do exposto, aguardo presteza no deferimento desta solicitação.
Sala das Sessões, 30 de março de 2016
Deputada Fátima Nunes