JUSTIFICATIVA
A Deputada infrafirmada vem solicitar na forma regimental, que se faça inserir na ata, a presente Moção de Congratulações Pelos 58º Aniversário de Emancipação Política do Município de Aporá, no dia 14 de agosto.
Aporá, município de 572Km², situado ao leste da Bahia, possui 17.085 (dezessete mil e oitenta e cinco) habitantes, que festejam hoje, na presente data de 14 de agosto, o aniversário de 57 (cinquenta e sete) anos da emancipação da cidade.
Possui como cidades limítrofes os municípios de Crisópolis, Inhambupe, Esplanada, Acajutiba, Entre Rios e Olindina, que comemora sua emancipação nesta mesma data.
Emancipada no ano de 1958, a história de Aporá se confunde, em parte, com a da cidade de Inhambupe, a qual integrou até ser elevada à condição de cidade. Assim como a maioria das regiões brasileiras, teve os indígenas como primeiros habitantes. Herdou deste povo o trato com a terra e a origem do nome que intitula a cidade. Aporá significa monte isolado e distinto em terra unida.
Pertenceu à Sesmaria da Casa da Torre de Garcia D’ávila, maior latifúndio das Américas, e somente iniciou o processo de povoamento na primeira metade do século XIX. Os primeiros colonos a estabelecer-se na região desenvolveram, no local, lavouras de subsistência, bem como a criação de gado. A agricultura, foi a mola propulsora ao desenvolvimento de Aporá. O solo fértil, propício ao plantio de culturas, foi atrativo essencial à chegada de novas famílias que concorreram à formação do povoado Aporá.
Em 1816, o povoado foi elevado à condição de Freguesia, com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Aporá, filiada à Freguesia do Divino Espírito Santo de Inhambupe. Somente no ano seguinte, em 1817, através do Alvará 16-01-1817, a Freguesia foi batizada com o nome que até hoje intitula o município, Aporá.
A Freguesia desenvolveu-se em torno da agropecuária e, em 14 de agosto de 1958, foi emancipada à categoria de município, através da Lei Estadual nº1021, sendo, enfim, desmembrado do município de Inhambupe. Em 1959, instalou-se em Aporá o distrito de Itamira, localidade que, no passado, também pertenceu ao município de Inhambupe.
Aporá é, ainda, a terra natal do jogador de futebol Magno Alves de Almeida. O filho ilustre da cidade, foi projetado nacionalmente pelo clube carioca Fluminense, no ano de 1998. Magno foi descoberto enquanto jogava no Criciúma. Após temporada atuando no futebol internacional, o jogador encontra-se, atualmente, na equipe do Ceará.
Os aporaenses têm muito do que se orgulhar, haja vista terem nascido numa cidade onde as riquezas naturais saltam aos olhos. Que o digam os rios que atravessam o município, rio Quatis, Gangu, Pamonhas e Papagaio, como também, o Açude de Itamira.
Estivemos lado a lado com o cidadão aporaense na eleição histórica do Prefeito Zé Raimundo, o nosso Zé do Povo, que obteve 59% (cinquenta e nove por cento) dos votos válidos nas eleições de 2012. Não nos distanciamos do município quando, fatidicamente, tivemos que nos despedir do nosso Zé do Povo, morto de maneira tão trágica e inesperada.
Como bem diz o hino de Aporá, queremos “crescer, zelar teu nome sempre, engrandecer, viver um novo sol…”, é nesta certeza que continuaremos nossas ações em prol do povo aporaense, envolvidos por um sentimento de orgulho e desejo de mudança.
Dê-se ciência da presente MOÇÃO ao Prefeito, a Câmara de Vereadores, e aos demais segmentos representativos da sociedade.
Sala das Sessões, 12 de agosto de 2016.
Fátima Nunes
Deputada Estadual – PT/BA