Presente no lançamento da campanha Outubro Rosa no interior, realizado na cidade de Vitória da Conquista, no último sábado (8), o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, anunciou que as mulheres com resultados alterados em exames de mamografias terão acompanhamento oncológico integral garantido pelo Governo do Estado.
A ação faz parte do “Saúde Sem Fronteiras”, programa da Secretária da Saúde do Estado (Sesab) que leva unidades móveis de rastreamento de câncer de mama para todo o estado e que neste mês de outubro pretende bater o recorde mundial de realização de mamografias em um mesmo período, realizando mais de 20 mil exames. “Muitas mulheres encontravam dificuldade em obter acompanhamento oncológico nos municípios e chegavam a esperar meses por uma biópsia. Nós identificamos esse problema e levamos ao governador Rui Costa, que determinou o compromisso do Governo com o acompanhamento integral de 100% das mulheres diagnosticadas”, afirmou Fábio Vilas-Boas.
As biópsias de mulheres com resultados alterados nas mamografias do Programa serão realizadas no Centro Estadual de Oncologia (Cican), pela técnica de estereotaxia, mais moderna, nos novos equipamentos recentemente adquiridos. O secretário informou ainda que, com a inauguração do Hospital da Mulher, prevista para o final deste ano, será oferecido um serviço de diagnóstico e tratamento acelerado para os casos de câncer de mama, que será inédito na Bahia.
Fonte: Secom