Garantido atendimento integral às participantes do rastreamento do câncer de mama

Presente no lançamento da campanha Outubro Rosa no interior, realizado na cidade de Vitória da Conquista, no último sábado (8), o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, anunciou que as mulheres com resultados alterados em exames de mamografias terão acompanhamento oncológico integral garantido pelo Governo do Estado.

A ação faz parte do “Saúde Sem Fronteiras”, programa da Secretária da Saúde do Estado (Sesab) que leva unidades móveis de rastreamento de câncer de mama para todo o estado e que neste mês de outubro pretende bater o recorde mundial de realização de mamografias em um mesmo período, realizando mais de 20 mil exames. “Muitas mulheres encontravam dificuldade em obter acompanhamento oncológico nos municípios e chegavam a esperar meses por uma biópsia. Nós identificamos esse problema e levamos ao governador Rui Costa, que determinou o compromisso do Governo com o acompanhamento integral de 100% das mulheres diagnosticadas”, afirmou Fábio Vilas-Boas.

As biópsias de mulheres com resultados alterados nas mamografias do Programa serão realizadas no Centro Estadual de Oncologia (Cican), pela técnica de estereotaxia, mais moderna, nos novos equipamentos recentemente adquiridos. O secretário informou ainda que, com a inauguração do Hospital da Mulher, prevista para o final deste ano, será oferecido um serviço de diagnóstico e tratamento acelerado para os casos de câncer de mama, que será inédito na Bahia.

Fonte: Secom

Rolar para cima