Para celebrar os 83 anos de emancipação política de Euclides da Cunha, a deputada estadual Fátima Nunes (PT), apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), uma Moção de Congratulações e Aplausos pela data festiva, comemorada hoje (19).
“Essa grande cidade, que possui um movimentado comércio, sendo o segundo produtor de feijão e milho do Estado, destacando-se também na pecuária, com a criação de caprinos e o plantio da mandioca, merece todo reconhecimento. Aproveito esta data festiva e parabenizo todos os companheiros e companheira pela passagem dos 83 anos de emancipação política, desejando dias de vitórias, conquistas e desenvolvimento social e econômico”, declarou a deputada.
Localizada no Nordeste da Bahia, Euclides da Cunha está distante de Salvador a 324 quilômetros. Com uma população estimada em 62 mil pessoas (IBGE 2016), o seu território está incluído o polígono das secas, e faz limite com os municípios de Canudos, Antas, Quijingue e Monte Santo. É importante ressaltar que a cidade teve uma grande participação no episódio de Canudos, servindo de acampamento para abrigar forças republicanas, durante a guerra de Canudos. Na época, a cidade chamava-se Cumbe, hoje, leva o nome do famoso escritor Euclides da Cunha, que descreveu e imortalizou a saga de Antônio Conselheiro, através do clássico “Os Sertões”. Outro destaque também vai para a Igreja da Santíssima Trindade, localizada no Distrito do Massacará, construída pelos Jesuítas no século XVII, sendo o ponto turístico da cidade.
Fonte: Ascom da deputada estadual Fátima Nunes (PT)