Encarceramento da juventude negra será debatido, nesta terça (11), na Assembleia Legislativa

O encarceramento da juventude negra será tema de debate nesta terça-feira (11), às 10h na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Audiência Pública realizada numa ação conjunta das Comissões de Direitos Humanos e Segurança Pública e a da Promoção da Igualdade.

De acordo com a deputada estadual Neusa Cadore (PT), que preside a Comissão de Direitos Humanos, a sugestão foi apresentada pelo deputado Hilton Coelho (PSOL) e mostra-se ainda mais urgente pela naturalização do problema. “Essa é uma das questões mais urgentes, pois há uma ação seletiva do Estado brasileiro que está exterminando e encarcerando a população negra, sendo os jovens os mais afetados”, afirma Neusa.

Segundo o deputado Hilton, a discussão das múltiplas violências e causas diversas do alto número de morte de jovens negros recebeu sugestão do Movimento INCOMODE, por isso audiência pública tem como tema “INCOMODE: o preço do descaso é a minha vida! Encarceramento da Juventude Negra”.

“Além da seletividade etária e racial que orienta o encarceramento em massa no Brasil, os dados trazidos pelo Atlas da Violência 2019 contribuem para evidenciar o que a literatura especializada vem chamando de hiperencarceramento ou encarceramento em massa. Na Bahia a situação não é diferente. Jovens negros, em sua maioria, são presos provisórios, aqueles que ainda aguardam julgamento.
É preciso uma grande reflexão da sociedade a respeito”, avalia Hilton Coelho.

Para a deputada Fátima Nunes, presidenta da Comissão da Promoção da Igualdade, este é um debate que precisa ser realizado a todo momento. “A nossa juventude tem sofrido com a violência e o encarceramento acontece de forma assustadora. A banalização da violência reflete muito nos jovens, na população negra, nos que vivem e convivem nas periferias. No entanto, a união da sociedade e do Estado transformará esse cenário, e esse é o nosso papel. Debater é preciso, buscar soluções também”, disse a parlamentar.

Fonte Ascom deputada Neusa Cadore

Rolar para cima