JUSTIFICATIVA
A deputada que esta subscreve, vem solicitar na forma regimental, que se faça inserir na Ata, a presente Moção de Aplausos e Congratulações pelo 54º Aniversário de Emancipação Política do município de Coronel João Sá, que ocorrerá no próximo 28 de Julho.
A história de Coronel João Sá teve início com os índios, possivelmente os Cariris, primeiros ocupantes do território. Tropeiros que por aqui passavam descansavam à sombra de suas árvores e saciava a sede em um poço, o que originou o nome Bebedouro, no início apenas um arraial. Em 1927, a sede foi criada como Distrito de Jeremoabo, oficializando o nome de Bebedouro. Em 1943, o nome foi alterado para Iguaba (fonte de beber na língua dos Cariris).
O desejo de liberdade e autonomia já dominava os habitantes da Vila Iguaba, mas esbarrava na resistência do Coronel, que não pretendia abrir mão do seu feudo político. Em 1958, com a morte de João Sá, ganharam força os ideais de emancipação. Em 28 de julho de 1962, através da Lei Estadual nº 1762, o município alcança a sua autonomia e passa a se chamar Coronel João Sá, em homenagem ao senhor feudal.
Através da Lei Municipal foi criado o Hino Oficial do Município. Com letra da Professora Maria Vilma Abreu e melodia do Maestro Gladson Carvalho, o hino surpreende pela suavidade da música e pela força descritiva da sua letra.
A Economia do município é formada por comércio, que nos últimos anos cresceu consideravelmente com a chegada de pequenas empresas; na agricultura, há uma enorme comercialização dos produtos colhidos para os grandes centros comerciais; a pecuária concentrando-se na criação de bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos e é realizada por pequenos, médios e grandes criadores; no extrativismo mineral destaca-se a exploração da pedra como uma das economias mais importantes do município, pois gera emprego e exporta a produção para outras cidades da Bahia e Sergipe; Coronel João Sá possui uma pequena indústria de telhas, tijolos blocos e lajes pré-moldadas, que além de atender a demanda local, são exportados para outros municípios; em relação ao artesanato, as bordadeiras, crochezeiras mostram suas habilidades através da beleza e qualidade dos produtos.
As festividades locais que mais se destacam são: a Festa de Emancipação Política, realizada no mês de julho (sede do Município), a Festa de Santa Luzia, realizada no mês de dezembro (povoado Gasparino), a Festa de Santo Antonio (sede do Município) e as festas de São João (em todo o Município).
A cultura local se manifesta através de eventos como festas populares e religiosas como: novenas, folguedos, quadrilhas de São João, forró de São Pedro, corrida de argola, pescaria, pau de sebo, pega de boi no mato, corrida de jegue, discoteca, futebol e outros.
Por isso, Coronel João Sá é considerado berço de um povo corajoso, perseverante, firme, que não vacila diante das adversidades e nem diante das dificuldades ocasionados pelas secas.
Diante do exposto, requeiro aprovação desta Moção de Congratulação e Aplausos para os coronel joão sáenses, verdadeiros responsáveis pelos 54 anos de muitas lutas e conquistas do Município. Em tempo, desejo contínuo desenvolvimento econômico, politico e social.
Dê-se conhecimento da presente Moção à Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de Coronel João Sá, a imprensa e ao Diário Oficial desta Casa.
Diante do exposto, aguardo presteza no deferimento desta solicitação.
Sala das Sessões, 06 de Julho de 2016.
Fátima Nunes
Deputada Estadual – PT/BA