Agricultura Familiar é celebrada na Alba

Se o campo não planta, a cidade não janta. Esse foi o tema da Sessão Especial, realizada nesta quinta-feira (9), no plenário Orlando Spínola, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O evento foi em homenagem a agricultura familiar, que teve a deputada estadual Fátima Nunes (PT) como proponente. Com a presença de autoridades do executivo estadual, do legislativo de vários municípios, lideranças, agricultores e agricultoras de toda a Bahia, o evento teve como objetivo debater as conquistas da produção rural, refletir sobre os desafios para continuidade do desenvolvimento da agricultura familiar na Bahia.

“A nossa luta é diária. Vivenciamos nesse encontro momentos de emoção, debatemos sobre o tema, e conquistas durante a gestão do governo dos presidentes Lula e Dilma. Um momento de comemoração, prestação de contas, mas ao mesmo tempo de lembrarmos dos nossos direitos que estão sendo retirados pelo atual governo federal. Não nos cansaremos de lutar! Não nos cansaremos de combater as injustiças”, pontuou Fátima Nunes.

Representando o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, o chefe de gabinete Jeandro Ribeiro destacou a importância da sessão para a agricultura familiar. “Nosso desejo é que as políticas públicas sejam complementares e não essenciais como são até hoje. A ideia é que nesses próximos três anos e meio a gente consiga consolidar a estratégia de fortalecimento do rural, da economia da Bahia, por meio de um segmento importantíssimo que representa mais de 3 milhões de habitantes no interior do estado”, declarou. Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), apresentou um balanço as ações do governo, nos últimos quatro anos.

Estiveram presentes na sessão a secretária da Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis; o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias; a prefeita de Araçás, Maria das Graças (Gracinha); o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação; o Presidente da CUT-BA, Cedro Silva; o presidente da Federação dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia (FETAG), João de Souza; os deputados estaduais Neusa Cadore, Marcelino Galo, ambos do PT, e Olívia Santana, do PCdoB; Elisângela Araújo; o vice-prefeito de Nova Soure , Marcos Ureilton; vereadores, lideranças, agricultores e agricultoras de todo o Estado.

Fonte: Ascom da deputada estadual Fátima Nunes (PT-BA)

Rolar para cima