Quijingue, município emancipado em 1962, situado no nordeste da Bahia, hoje está comemorando o seu 55º aniversário de emancipação política.
O município integra a Região Sisaleira, possui uma área de 1.271,07 km², Sua população é de 27.243 habitantes.
Situado na região Nordeste da Bahia. A cidade está é formada por pessoas hospitaleiras, e humildes que preservam suas raízes. Com uma distância de 322 km da capital Salvador. Faz limite com os municípios de Euclides da Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê. O acesso ao município se dá através da BA 381 que é ligada a BR 116.
Sua história retrata o crescimento de uma comunidade na fazenda Lagoa Grande que deu origem a uma povoação de idêntica denominação, integrando o município de Tucano. Posteriormente, já quando da passagem de Antônio Conselheiro pela área, era conhecida por Triunfo. Município criado com o território do distrito de Quijingue, desmembrado de Tucano, por força de Lei Estadual de 15/03/1962. A sede, criada distrito com a denominação de Triunfo, em 1943 e alterado para Quijingue em 1971, foi elevada a categoria de cidade quando da criação do município.
Quijingue é uma palavra de origem indígena, que significa Mata fechada, ou Caatinga Fechada.
A região a qual integra este município, tem por característica predominante a caatinga, vegetação típica da seca, bem como arbustos espinhosos como o mandacaru, xique-xique, palma e outros cactáceos, com árvores de grande, médio e pequeno porte. O clima é semiárido, sendo que a sua estação chuvosa vai de março a setembro.
O município desenvolveu também um bom comércio popular, com feira livre nos dias de segunda-feira que se alastra pela zona comercial da cidade atraindo consumidores da cidade e da zona rural. A feira apresenta diversos atrativos como: conveniências até aparelhos domésticos, roupas, tecido em geral, calçados, artesanatos, hortaliças, legumes e demais gamas de produtos agrícolas produzidos na região, ainda animais domésticos e de carga para venda livre, atraindo gente de cidades vizinhas.
Assim aproveito a presente moção para externar a todos os quijinguenses as minhas felicitações por essa data tão significativa para um povo simples, hospitaleiro e ordeiro. Como amiga desta cidade, não poderia deixar escapar de mim essa lembrança. Que o desenvolvimento seja a mola-mestra para a alavancada da prosperidade do município, de tal modo que seu povo possa partilhar dos frutos de todas as conquistas.
Diante do exposto, requeiro aprovação desta Moção de Congratulação e Aplausos para os cidadãos dessa cidade, que são verdadeiros responsáveis pelos 55 anos de muitas lutas e conquistas do Município. Em tempo, desejo contínuo desenvolvimento econômico, político e social.
Dê-se conhecimento da presente Moção à Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de Quijingue, a imprensa e ao Diário Oficial desta Casa.
Diante do exposto, aguardo presteza no deferimento desta solicitação.
Sala das Sessões, 06 de março de 2017.
Fátima Nunes
Deputada Estadual – PT/BA