Uma Moção de Congratulações e Aplausos ao município de Itapicuru, que completa 289 anos de emancipação política nesta sexta-feira, dia 28 de Abril, foi apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), pela deputada estadual Fátima Nunes (PT-BA). Esta foi uma das formas que a parlamentar encontrou para homenagear os munícipes pela data festiva.
Itapicuru é um dos municípios mais antigos de Estado. Está localizado na fronteira com a Bahia e Sergipe, e está a 220 km da capital baiana. Seu nome é de origem tupi e significa “laje caroçuda”. O município guarda riquezas minerais e históricas do nosso país, tornando-se conhecido pela qualidade terapêutica de suas águas termais, a passagem por suas terras de figuras históricas emblemáticas, como Antônio Conselheiro, Lampião, o barão de Jeremoabo, além das fontes históricas materiais, presentes no território até hoje, como o casarão de Camuciatá e seu acervo, tombados pelo Patrimônio Histórico, com a proposta de tornar-se Museu do Nordeste da Bahia.
“Estou muito feliz em prestar essa grande homenagem a Itapicuru, que no decorrer de sua história, teve seu território desmembrado para formar os municípios de Jeremoabo (1831), Rio Real (1880), Olindina (1958) e Crisópolis, em 1962. Localidades que tenho muito apreço, respeitando sempre toda a população. A cidade possui uma economia agrícola, entre ela a atividade comercial que se intensifica na feira livre, realizada às sextas-feiras. Para o lazer, Itapicuru abriga o Balneário Termal de Itapicuru, que atrai turistas que pretendem manter contato com a natureza, buscar os fins terapêuticos das águas termais, ou apenas aproveitar o lugar agradável que proporciona descanso e boas comidas regionais. É uma rica fonte histórica tanto para a Bahia, quanto para o estudo do Brasil e sua formação como nação”, declarou a deputada.
Fonte: Ascom da deputada estadual Fátima Nunes