“Não poderia deixar de parabenizar os municípios de Nova Soure e Saúde, que completam aniversário hoje, respectivamente 72 e 83 anos de emancipação política. Aproveito a oportunidade para desejar progresso e desenvolvimento econômico e social para todos”. Assim a deputada Fátima Nunes (PT) iniciou sua homenagem aos municípios baianos através de duas moções de Congratulações e Aplausos protocoladas na Assembleia Legislativa.
A parlamentar destacou que a história de Nova Soure começou no ano de 1560 e que o município surgiu do trabalho dos jesuítas, que uniram cinco aldeias em uma só, denominada Natuba, que em tupi-guarani significa “rio que não seca”. “Com a catequização dos índios e a junção de elementos portugueses, foi dada à aldeia o nome de Nossa Senhora da Conceição do Natuba. Depois passou a chamar-se Vila de Nova Soure e esta por fim teve o nome abreviado para Soure”.
Com uma vegetação composta por caatinga, cerrados e tabuleiros, Nova Soure está localizada na região nordeste do estado da Bahia, ao norte de Caldas de Cipó; a leste de Itapicuru e Olindina; ao sul de Sátiro Dias; a oeste de Tucano e Araci.
Já o município de Saúde, distante 353 km da capital, está situado numa região de relevo montanhoso, e sua história remonta a primitivos assentamentos de bandeirantes erguidos em uma área habitada originalmente por índios da tribo dos Paiaiás. Esses assentamentos converteram-se mais tarde em um povoado sob administração de Jacobina, denominado Arraial de Nossa Senhora da Saúde.
Segundo a deputada, o nome Saúde deve-se ao fato de que a região onde se ergueram os primeiros assentamentos era considerada benéfica para a saúde dos que ali pernoitavam. Fátima Nunes concluiu a homenagem transmitindo seus votos de paz, prosperidade e saúde para a população.