MOÇÃO Nº
Moção de Pesar pelo falecimento da agente comunitária de saúde Iara Frazão Braz Farias, ocorrido no dia de hoje (15).
JUSTIFICATIVA
A deputada que a esta subscreve, vem nos termos do artigo 141, § 1º do Regimento Interno desta Casa Legislativa, solicitar que se faça inserir na Ata, a presente Moção de Pesar pelo falecimento da agente comunitária de saúde-acs, Iara Frazão Braz Farias, ocorrido nesta data.
Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de Iara Frazão Braz Farias, 46 anos, vítima de parada cardíaca no Hospital Ana Nery.
Atualmente, Iara Frazão dirigia o Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias da Bahia (Sindacs Bahia) de Ribeira do Pombal. Segundo informações veiculadas, a sindicalista passou mal durante uma reunião entre os ACS’s e o Secretário da Saúde do Estado, Dr. Fábio Villas Boas que também é médico cardiologista e no momento conseguiu reanimá-la até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quando foi encaminhada para o Hospital Ana Nery.
Moradora do município de Ribeira do Pombal, Iara Frazão deixa uma importante contribuição profissional de empenho e luta pelos direitos dos Agentes Comunitários, função de extrema relevância na Atenção de Saúde Básica nos Municípios.
Diante do exposto, solicito aos nobres Edis desta Casa Legislativa a imediata aprovação desta Moção de Pesar como forma de prestar esta modesta homenagem a essa mulher guerreira, Iara Frazão Braz Farias, que certamente deixará um rico legado para seus colegas de profissão. Aos familiares e amigos, quero desejar força e fé neste momento difícil e pedir a Deus que conforte o coração de cada um.
Dê-se conhecimento da presente Moção ao Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias da Bahia – Sindacs Bahia, à Prefeitura e Câmara Municipal de Ribeira do Pombal, à imprensa e ao Diário Oficial desta Casa.
Sala das Sessões, 15 de novembro de 2017.
Fátima Nunes
Deputada Estadual – PT/BA