A deputada Fátima Nunes (PT) propôs, na Assembleia Legislativa, a entrega da Comenda 2 de Julho à enfermeira Sinaide Santos Cerqueira Coelho, “pelos seus valiosos serviços prestados à população baiana na assistência à saúde da mulher e da criança e no ensino e pesquisa com qualidade, causando impacto de grande relevância para a saúde da população”.
Mestre em Saúde da Mulher, especialista em obstetrícia e neonatologia e especialista em Processos Educacionais na Saúde, Sinaide Santos Cerqueira Coelho atua como enfermeira da MCO-Ufba desde 2003, prestando assistência na área de saúde da mulher e da criança, além de ter coordenado serviços de saúde e atividades educacionais. Como explica Fátima Nunes, a homenageada é tutora do método canguru, do Ministério da Saúde, e facilitadora de processos educacionais do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e Hospital Sírio-Libanês.
Entre as instituições em que atuou, estão o Hospital Geral Roberto Santos (Salvador), Hospital Geral Clériston Andrade (Feira de Santana), Hospital Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher (Feira de Santana), a Maternidade Municipal de Alagoinhas, o Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira (Salvador) e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana.
Desde 2018, Sinaide atua como superintendente da Maternidade Climério de Oliveira (MCO), Maternidade Escola da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que faz parte da Rede Hospitalar Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde 2013.
“A atuação da enfermeira Sinaide Santos Cerqueira Coelho busca destacar a MCO-Ufba/Ebserh no cenário de saúde pública do Estado, oportunizando o acesso para mulheres nas mais diversas fragilidades e necessidades de saúde, desde a atenção ambulatorial até ao internamento, construindo e fortalecendo ações de enfrentamento em saúde nas situações de vulnerabilidade social, pessoas em situação de rua, saúde mental na gestação e pós-parto/aborto, vítimas de violência sexual (aborto legal), gestação com má formação fetal, perdas recorrentes, mulheres em situação de abortamento, interrupção legal da gestação, necessidades na contracepção, gravidez molar e casos de cuidados paliativos perinatais, além da assistência qualificada ao pré-natal de alto risco, risco habitual e pré-natal da pessoa trans”, descreveu Fátima Nunes.
Segundo ela, a homenageada usa diversas estratégias humanizadas e voltadas para atender as necessidades em saúde da sociedade baiana de maneira inclusiva e buscando atender ao público nas suas diversidades do cuidado à saúde. “Dessa forma, Sinaide vem se destacando na reestruturação da Maternidade Climério de Oliveira, fortalecendo a formação consciente de profissionais para atuarem com respeito a cada paciente e acompanhante durante as intervenções em saúde que são realizadas”, disse a parlamentar.
Ela afirma, no documento, que a MCO-Ufba, na gestão de Sinaide, avança a cada dia no investimento de um serviço que preza pela qualidade, eficiência e transparência. Isso “tem nos colocado, pelo segundo ano consecutivo, entre os hospitais universitários mais elogiados do país pela população assistida. Seguimos com importantes contribuições à população baiana na assistência à saúde da mulher e da criança e no ensino e pesquisa com qualidade, causando impacto de grande relevância para a saúde da população”, concluiu Fátima Nunes.
Foto e texto: AscomALBA/AgênciaALBA