Fátima Nunes presta homenagem ao Dia da Consciência Negra

O discurso da deputada estadual Fátima Nunes Lula (PT-BA), na tarde desta terça-feira (20), data de comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, foi em homenagem aos homens e mulheres negros que lutaram pela construção do Brasil. A parlamentar explanou suas ideais na tribuna do plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

“Presto aqui minha homenagem a todos que lutaram, que foram explorados nesse país, para a construção dessa Pátria. Aqui na Bahia, muitos não conseguiram sobreviver, mas deixaram sua marca registrada para que o Estado fosse independente. Este 20 de novembro é um dia de muita resistência, onde mulheres e homens negros conseguiram aprovar esta data, não apenas na Lei, mas fazer valer o direito de viver bem, ser feliz, com democracia e menos violência”, declarou a parlamentar.

Ainda em sua fala, Fátima Nunes lembrou daqueles que lutaram por melhoria da população e se foram recentemente. “Companheiros como Moa do Katendê e a vereadora Marielle Franco foram vítimas da violência, mas essa violência não nos calará, continuaremos nas ruas combatendo o racismo”, pontuou.

A parlamentar aproveitou a oportunidade e destacou as ações ocorridas na cidade de Jeremoabo. “Nesta data especial parabenizo os companheiros de Jeremoabo, na pessoa de Pedroson, que após o mandato do presidente Lula conseguiu registrar e reconhecer o enorme número de comunidades quilombolas, passando essas a ter acesso à água, energia, estradas, escolas e organização com a produtividade”, ressaltou. “E no próximo sábado (24), faremos mais uma vez a marcha dos direitos dos quilombolas. E assim será em todos os lugares. Nossa bandeira será nossa democracia e os nossos direitos”, concluiu Fátima Nunes.

Fonte: Ascom da deputada estadual Fátima Nunes Lula (PT-BA)

 

Rolar para cima