A deputada Fátima Nunes (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que denomina a ponte que interliga a BA-220 à Uauá de Ponte Jucemar Cordeiro Silva. A homenagem in memoriam contempla o trecho que está sendo construído sobre o rio Vaza-Barris.
Jucemar Cordeiro Silva nasceu em agosto de 1973, na comunidade de Fundo de Pasto Lajes das Aroeiras, no município de Uauá, vindo a falecer em setembro de 2015. Filho de agricultores familiares, desde pequeno se destacou pela sua criatividade e iniciativa em lutar pelo bem comum de todos. “A história do companheiro Jucemar Cordeiro se confunde com a de diversos companheiros e companheiras do Sertão, que a cada dia lutou pela convivência com o semiárido. Suas batalhas foram traduzidas em resultados concretos para o povo de Uauá e da região de Canudos e Curaçá”, afirmou o deputado.
Militante histórico dos movimentos sociais, religiosos e do Partido dos Trabalhadores, foi o primeiro presidente da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), fundada em 2004, que nasceu tendo como missão trabalhar pela valorização e beneficiamento das frutas da Caatinga, em especial o umbuzeiro, árvore sagrada do Sertão. “A Coopercuc passou a ser seu projeto de vida e a ela se dedicou até sua partida deste mundo. Contudo, a cooperativa continua até hoje voando alto e conquistando o mundo com os sonhos e projetos idealizados pelo companheiro Jucemar. Sua partida precoce, deixou muito vazio e todos os dias ele é lembrado em cada luta social e política empreendida no chão do Sertão”, concluiu.
Fonte: Ascom Alba