Fakenews e machismo na Assembleia Legislativa da Bahia, não passarão

Viemos através dessa nota prestar total apoio e solidariedade à Deputada Fátima Nunes após declarações grosseiras e absurdas feitas pelo também parlamentar Marcell Moraes em uma live realizada no sábado ( 23.05).

Ressaltamos aqui, o trabalho valoroso e competente da nossa Deputada que segue no seu quinto mandato pautado sempre pela integridade e cuidado com o povo da Bahia. Não vamos aceitar as acusações irresponsáveis e imprudentes do Deputado Estadual Marcel Moraes, visto que, mais uma vez esse parlamentar tenta se promover agredindo e ofendendo nossas companheiras como fez com a Vereadora Ana Rita Tavares e recentemente a Jornalista Silvana Oliveira, num costumeiro movimento machista de ataque às mulheres que assumem destaque em posições de poder.

A prática das fakenews se tornou o método de comunicação do fascismo no Brasil, foi parte fundamental da construção do golpe contra a presidenta Dilma, a partir de métodos semelhantes, homens parlamentares, empresários, Youtubers, ou com projeção social, disparavam mentiras constantemente contra a nossa presidenta, sempre carregadas de misoginia e ódio contra a posição de poder político de uma mulher.

Pelo exposto, reiteramos nosso repúdio ao ato covarde de agressão do Deputado Marcell Moraes e nosso irrestrito apoio à honra e integridade da companheira Deputada Fátima Nunes, exigimos que o parlamentar responda judicialmente pelas suas acusações contra a deputada, e que o acusador responda pelas suas fakenews como está na lei que prevê punição para quem criar, replicar e disseminar notícias falsas, a PL 13.834/2019.

Por considerar as fakenews absurdamente perigosas para a democracia, a própria ALBA, instituição que o Deputado representa e deveria zelar e respeitar, aprovou uma legislação sobre o combate às fakenews sobre pandemias e endemias. Lutar contra as fakenews é defender a democracia, machistas e fascistas não passarão!

Assinam essa nota pública:

– Secretaria Estadual de Mulheres do PT
– Marcha Mundial de Mulheres
– Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA)
– União por Moradia Popular da Bahia
– Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
– Central Estadual de Associações das Comunidades Tradicionais da Agricultura Familiar e Campesina da Bahia (CECAF)
– Conselho Municipal da Mulher (Salvador)
– MNU
– Enegrecer
– Coletivo de mulheres da CUT BA

Rolar para cima