“Quando, para salvar uma vida for necessária uma doação de sangue, só você cidadão, poderá fazê-lo. Por isso, ofereça-se, doe-se! Porque com este ato você faz uma enorme diferença”, assim a deputada estadual Fátima Nunes (PT), iniciou sua homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado hoje, 14 de junho. A parlamentar registrou, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma moção de aplausos ao dia.
O Dia Mundial do Doador de Sangue foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar vidas. No Brasil, a doação de sangue é feita nos serviços de hemoterapia públicos e privados. Os serviços de hemoterapia públicos são responsáveis por 64 % da coleta de sangue no país, seguidos dos serviços credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que respondem por 29 % e dos serviços exclusivamente privados que contribuem com 7%.
“Doar sangue além de ser um ato de amor, é também, responsabilidade social e, não se deve limitar à simples doação de sangue por um cidadão. É importante que este cidadão transforme outro cidadão em doador de sangue, formando-se uma corrente de agentes multiplicadores e disseminadores da importância social da doação de sangue. Quando isto acontecer não faltará sangue para o atendimento da população e a sociedade terá realmente cumprido seu importante papel nesse processo”, afirmou Fátima Nunes.
A deputada aproveitou para parabenizar o trabalho da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA) que, constantemente, desenvolve campanhas de conscientização para assegurar a oferta de sangue e seus componentes a toda população da Bahia. “Durante todo o ano a Hemoba faz campanhas, se esforça e se desdobra para garantir as bolsas de sangue no estoque, mas sem a participação e conscientização das pessoas esse trabalho trona-se difícil. Por isso, mais uma vez, convido todas as pessoas saudáveis, que tenham entre 16 e 69 anos de idade e pesem mais de 50 kg, para procurar uma unidade da Hemoba”.