Comissão da Promoção da Igualdade promove audiência pública que marca o Novembro Negro na Alba

‘Consciência, Democracia e Reparação’, esses foram temas debatidos na manhã desta quarta-feira (9), na audiência pública promovida pela Comissão Especial da Promoção da Igualdade da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Presidida pela deputada estadual Fátima Nunes (PT-BA), o encontro reuniu representantes de instituições estaduais, sociais, além de estudantes da Escola Municipal Cidade Jequié, localizada no bairro da Federação, em Salvador.

Fabya Reis, secretária da Promoção da Igualdade Racial da Bahia (SEPROMI), destacou a importância do debate, enfatizando a temática para a população ter conhecimento não apenas neste período, mas cotidianamente. “Resistência e democracia sempre. Precisamos cada vez mais estruturar a nossa política. A SEPROMI continuará trabalhando o tema ‘Todas as vozes contra o racismo, todas as leis contra os racistas’. Cobraremos para que a lei seja cumprida e mais rigorosa. Vamos enfrentar o racismo”, declarou.

A jovem Elisa Bastos Espírito Santos (15), acompanhou a audiência atentamente, e contribuiu com o debate opinando sobre o exercício social nas escolas. “Esse tema deve ser discutido nas escolas, é preciso debater para ter mudança. O racismo nas escolas é muito grande, tem ocorrido demais. É necessário para haver uma solução. O racismo das pessoas da mesma raça, o preconceito. Esse debate deve acontecer nas escolas. Obrigada”, concluiu a estudante do 9º ano.

Para a deputada proponente da audiência, debater sobre o novembro negro é reforçar a importância da temática e combater diariamente todo e qualquer tipo de racismo. “Não vamos jamais nos calar. Ultimamente estamos vivendo momentos difíceis e isso tem tirado além dos direitos, até a vida do nosso povo. Nos alegramos com o retorno do presidente Lula à presidência. Continuaremos na luta. Vamos permanecer na resistência para buscar um futuro melhor. O nosso povo precisa de políticas públicas, e as ações no combate ao racismo deve ser incansável. Estamos atentos e sempre trabalhando para garantir os direitos da população”, enfatizou Fátima Nunes.

Rolar para cima