“Fiz questão de apresentar na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), uma Moção de Congratulações e Aplausos para homenagear a cidade de Tucano, pela passagem dos 180 anos de Emancipação Política, comemorado nesta terça-feira (21)”, declarou a deputada estadual Fátima Nunes (PT-BA).
Localizada na região nordeste da Bahia, Tucano tem a origem do seu nome bastante discutível: para alguns originou-se de uma aldeia de índios “tucanos” (versão contestada, uma vez que os índios tucanos, ocupavam o noroeste da Amazônia); para outros, é oriundo das aves da família dos Ranfastídeos caracterizados pelo bico curvilíneo e acentuado e que abundavam nas suas matas (hoje extintas). Sua economia predominantemente é a agricultura (feijão e milho), pecuária (bovinos, ovinos e caprinos), além do turismo, sendo seu ponto principal a Estância Hidromineral de Caldas do Jorro, cujo potencial turístico é um dos fortes atrativos o desenvolvimento da região.
“A manufatura artesanal é um dos elementos fortes na economia de Tucano, sendo confeccionados carteiras, bolsas, etc, exportando esses produtos para São Paulo, Paraná, Brasília, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Pará, Maranhão, Minas Gerais e Ceará. A esse povo guerreiro, trabalhador, parabenizo pela data festiva, desejando dias de muita paz, alegria e desenvolvimento social e econômico”, falou a parlamentar.
Fonte: Ascom da deputada estadual Fátima Nunes (PT-BA)
Foto: Internet