Para melhorar o escoamento da produção, reduzir os custos com a manutenção de veículos, aproximar a população das cidades baianas localizadas na divisa com o estado de Sergipe e aumentar a segurança de condutores e passageiros, foi autorizada na manhã desta terça-feira (20), pelo governador Rui Costa, em Itapicuru, a restauração de 44 quilômetros na BR-349. “Resolvemos fazer a obra com recursos do Governo do Estado para que a população tenha uma estrada decente. Também assumi o compromisso com a cidade de ajudar a prefeitura na construção de uma escola, para que as crianças tenham melhores instalações para estudar”, revelou Rui. A obra contará com investimento de R$ 14,7 milhões. Somente em 2015, foram entregues 261,1 quilômetros de estradas na Bahia, beneficiando cerca de 827 mil pessoas.
Dos 44 quilômetros que serão recuperados, aproximadamente 12 ligam as cidades de Itapicuru e Olindina. As obras devem beneficiar diretamente 95 mil habitantes de Itapicuru, Olindina e Rio Real. Quatro vezes por dia, o motorista João Domingos, morador do município de Tobias Barreto (SE), percorre o trecho entre Lagoa Redonda e Olindina, transportando passageiros em um micro-ônibus. Para ele, quando pronto, o trecho recuperado será de fundamental importância, do ponto de vista econômico. “Essa pista é muito movimentada. Estamos sofrendo demais, porque está muito ruim. Com certeza teremos mais economia, mais segurança. Ajuda 100% no comércio das cidades da região”.
Quem vive do comércio informal, como a feirante Gabriela Santana, de Itapicuru, também está ansioso pelo investimento. Juntamente com familiares, ela percorre os municípios da Bahia e Sergipe para comprar produtos e participar de feiras. Segundo ela, o custo das passagens ficou mais alto por causa das más condições da via. “A gente compra mercadoria fora e com a estrada ruim fica muito ruim para gente [que vende frutas e legumes] e também pra quem vai para Tobias Barreto comprar confecções”.
Bahia Produtiva
Na oportunidade, o governador Rui Costa também assinou convênio do programa Bahia Produtiva com a Associação de Apicultores de Itapicuru, no valor de R$ 200 mil. Com o valor serão adquiridos um carro utilitário (camionete), kits de colmeias e demais utensílios para produção de mel. Trinta famílias da zona rural são beneficiadas diretamente com a iniciativa. “Quando o Estado ajuda o agricultor a comprar maquinário, equipamentos, e a melhorar a produção no campo, a economia nas cidades melhora. Por isso estamos ajudando fortemente os pequenos produtores de Itapicuru. Queremos que eles produzam cada vez mais e melhor”, disse o governador.
Rastreamento do câncer de mama
Ainda em Itapicuru, estão sendo oferecidos serviços do programa estadual Saúde sem Fronteiras, que até o dia 24 realiza o rastreamento do câncer de mama. Desde o último dia 12, um total de 560 mulheres da sede e da zona rural receberam atendimentos com foco na prevenção e diagnóstico da doença. Moradora da localidade de Catu Grande, zona rural de Itapicuru, a lavadeira Maria Nocélia, 62, aproveitou a unidade móvel para fazer a mamografia. “É importante fazer o exame porque está dando bastante essa doença nas pessoas. Ao invés de ir para Salvador, que é mais longe, é melhor fazer aqui”.
Fonte: Secom