20 de Novembro: Dia da Consciência Negra

Ainda precisamos lutar e combater o racismo, a intolerância religiosa, a injustiça racial! Pela primeira vez celebramos este dia 20 de novembro feriado nacional. Essa data, que é histórica e fundamental para nosso povo, que nos faz rememorar e refletir sobre aquele que lutou incansavelmente pelo povo negro: Zumbi dos Palmares! E essa luta acontece todos os dias!

O Governo do Partido dos Trabalhadores, tanto na esfera Federal quanto na Estadual, criou Leis que garantem direitos a toda população afrodescendente. No mês da Consciência Negra, podemos destacar a indicação do Governo da Bahia à Assembleia Legislativa do Projeto de Lei que cria a Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. Essa é mais uma importante ação para a promoção da igualdade racial e o combate aos crimes de racismo e intolerância religiosa no Estado.

Outra Lei muito importante, de âmbito federal, é a de número 10639/2003, sancionada pelo presidente Lula, que determina os “estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira”. São esses e muitos outros avanço na luta contra o racismo no Brasil.

Sejamos sempre combatentes. Salve, Zumbi! Salve, Dandara! Salve todos e todas que lutam diariamente contra esse racismo que ainda existe em nossa sociedade. Igualdade e respeito aos seres humanos, sem distinção de raça, cor ou crença. 

Rolar para cima