Sessão Especial celebra 120 anos do Fim da Guerra de Canudos

Na tarde desta quinta-feira (23), foi celebrado no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), os 120 anos do fim da Guerra de Canudos. A Sessão Especial, promovida em parceria pelos deputados estaduais petistas Fátima Nunes e Rosemberg Pinto, reuniu autoridades da cidade homenageada e região, bem como da capital, além de estudantes.

Para os proponentes da sessão, o momento foi muito rico, pois além de reunir a população, foram debatidos temas importantes, tanto para a história da cidade no passado, quanto na atualidade. “Celebrar os 120 anos de Canudos é celebrar a resistência, a coragem e o sonho de ter uma terra brasileira, sertaneja mais justa e mais igual, com o nosso povo vivendo com dignidade. Eu também sou a imagem do guerreiro, sou filha de nordestino da terra do Conselheiro”, declarou Fátima Nunes.

Já Rosemberg Pinto, pontuou a indicação feita ao governador Rui Costa da Estação do Metrô do Aeroporto em receber o nome de Antonio Conselheiro. “Apresentamos esse pelito ao Governo da Bahia para nominar a Estação Antônio Conselheiro como um gesto de reparação do Estado brasileiro aos márites de Canudos. Essa será a nossa contribuição para que essa história tão importante, seja conhecida pela população baiana e brasileira!, falou o parlamentar.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Canudos, Genário Rabelo; o chefe de gabinete da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Cezar Lisboa, representando o governador Rui Costa; o diretor do Campos da Uneb, Luiz Paulo Neiva, representando o reitor José Bites; vereadores; historiadores; poetas; cantores, a exemplo de Bião e Rose; grupos culturais, lideranças, além de estudantes das Escolas D. Pedro I e Polivalente, ambas do bairro Nordeste de Amaralina, e do Colégio Mestre Paulo dos Anjos, do Bairro da Paz.

Fonte: Ascom da deputada estadual Fátima Nunes (PT)

Deixe um comentário

Rolar para cima