Seminário promovido por Fátima Nunes debaterá as Matrizes do Forró

Defender as matrizes do forró, através de registro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Esse é o objetivo do seminário que será realizado na próxima quinta-feira (19), no Auditório Jorge Calmon, localizado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A proposta é da deputada estadual Fátima Nunes (PT), em parceria com os deputados Aderbal Caldas (PP), Bira Corôa (PT) e Zó (PCdoB), juntamente com o Colegiado da Bahia. O evento iniciará às 14h e contará com a participação de forrozeiros, músicos, artistas, estudiosos do tema, representantes de instituições e órgãos legislativos.

Para a parlamentar, esse evento reforçará a importância cultural do forró, não somente na Bahia, mas em todo Brasil. “O registro das matrizes do forró no Iphan nacional trará reconhecimento do gênero musical, destacando a importância dos artistas, músicos e artistas para a sociedade. A cultura nordestina precisa ser preservada e esse será nosso objetivo”, declarou Fátima Nunes.

Para a presidente do Colegiado da Bahia, Rozania Macedo, o encontro é muito importante para a sociedade civil e para os envolvidos com a música. “O que nós buscamos neste evento é apoio para o registro das matrizes do forró como patrimônio imaterial. O estilo musical faz parte da cultura nordestina, que é a história de um povo que sustenta a tradição. A militância quer apoio, pois precisamos registrar as matrizes no Iphan”, declarou. Ainda de acordo com Macedo, somente após pesquisas que serão definidas as matrizes. “Os forrozeiros não podem dizer o que são ou não matrizes do forró. O que estabelecerá serão os estudos e pesquisas realizados pelo Iphan. Portanto, precisamos explicar para as autoridades a importância do debate, desse registro, além de levantarmos recursos para nosso objetivo”, concluiu a presidente.

Na oportunidade, também será debatida a Lei da Zabumba (Nº 13.368/2015), publicada em julho de 2015. A norma estadual determina que 60% da verba destinada a eventos culturais, shows e festejos, repassada pelo Governo do Estado aos municípios, seja utilizada na contratação de artistas e conjuntos musicais que expressem e valorizem a cultura baiana.

Já estão confirmados para o Seminário artistas como Adelmário Coelho, Trio Nordestino, Val Macambira, Del Feliz, além de políticos como o deputado federal Daniel Almeida, os senadores Lídice da Mata e Roberto Muniz, o chefe de gabinete do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), André Reis, o diretor do IPHAC nacional, Hermano Queiroz, a coordenadora de Projetos da Secretaria Estadual de Educação, Maria Ivanilde, entre outros.

Fonte: Ascom da deputada estadual Fátima Nunes (PT)

Deixe um comentário

Rolar para cima