REQUERIMENTO – SESSÃO ESPECIAL que concede a Comenda Dois de Julho ao teólogo Naidison de Quintella Baptista

REQUERIMENTO N

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA BAHIA:

FÁTIMA NUNES, Deputada Estadual, no uso de suas atribuições, vem por este requerimento solicitar a V. Exa. a covocação de SESSÃO ESPECIAL, consoante Art. 86, Inciso IV do Regimento Interno desta Assembleia Legislativa, com a finalidade de conceder a Comenda Dois de Julho ao teólogo Naidison de Quintella Baptista , pelas razões que expõe:

Residente em Feira de Santana, Naidison de Quintella Baptista, nascido em 09 de maio de 1940 na capital baiana é filho de Ângelo Ferreira Baptista e Antonia de Quintella Baptista.

Ativista do Movimento de Organização Comunitária (MOC) com formação na Universidade Católica do Salvador em Filosofia, concluiu seu Mestrado na Universidade Gregoriana de Roma e no Instituto Litúrgico de Trier, na Alemanha.

Dentre várias experiências profissionais, Naidison foi aprovado em concurso público para lecionar as disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico e Psicologia das Relações Humanas na Universidade Estadual de Feira de Santana Bahia. Ainda como professor, desenvolveu suas atividades na Universidade Católica do Salvador entre os anos de 1970 e 1976.

Além de lograr de uma riquíssima trajetória como docente, Naidison desempenhou diversas outras atividades de grande importância para o MOC e região Semiárida do Estado. No MOC foi Secretário Executivo, responsável pelo processo participativo de planejamento e gerenciamento da entidade e Técnico em Desenvolvimento Social. Também desenvolveu atividade como Coordenador Estadual da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e, atualmente, exerce função de Coordenador Nacional da ASA.

Vale ressaltar, que na qualidade de Secretário Executivo do MOC, coordenou várias ações, dentre elas, o Congresso de Cidadania e Políticas Públicas; cursos de Capacitação em Desenvolvimento Local Sustentável e Seminários sobre: Conselhos da Criança e Adolescente e Assistência Social; Geração de Renda; Erradicação do Trabalho Infantil, Viabilização do Semiárido, Segurança Alimentar e Nutricional e Alimentação Escolar. Ainda como representante do MOC participou do Seminário Internacional em Mantova-Itália, sobre Adoção de Crianças; Seminário na Holanda, sobre a temática de construção de indicadores para monitorar o desempenho de grupos em políticas públicas e o Seminário “O controle social sobre as políticas de defesa da criança e do adolescente, em São Paulo, numa promoção da Associação Brasileira de ONGs-ABONG.

Vale destacar, que esse grande ativista das causas sociais, coordenou a primeira unidade gestora do Programa 1 milhão de cisternas. Por isso, recebeu no mês de setembro deste ano, na China, em nome do Brasil, o Prêmio Internacional de Política para o Futuro (Future Policy Award, no original, em inglês). A homenagem foi concedida pelos resultados do Programa Cisternas, financiado desde 2003 pelo governo federal, e que já construiu mais de um milhão de cisternas no Nordeste.

O prêmio, considerado o “Oscar” das melhores políticas internacionais, destaca leis e práticas que conseguem combater com sucesso a desertificação e degradação do solo. É promovido pela organização sem fins lucrativos World Future Council – WFC (Conselho do Futuro do Mundo).

Diante do exposto e em face da importância de conceder a Comenda Dois de Julho a esse exímio defensor de uma melhor convivência com a região do semiárido baiano, dedicando-se no enfrentamento das estiagens, garantindo melhor qualidade de vida da população sertaneja, é que a signatária deste requerimento espera que seja deferida a convocação da Sessão Especial, se possível, para o mês de Dezembro do corrente ano.

Sala das Sessões, 29 de novembro de 2017.

Fátima Nunes

Deputada Estadual-PT/BA

 

 

Deixe um comentário

Rolar para cima