PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 2.157/2012

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

RESOLVE:

Art. 1º. – Fica concedido o título de cidadão baiano ao senhor maestro Gilmar Mendonça nos termos da Resolução nº 1.271 de 05 de novembro de 1998,  do art. 127, III, do Regimento Interno, da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

Art. 2º. – O título será entregue em Sessão Especial da Assembleia Legislativa, em data a ser estabelecida pela sua Mesa Diretora.

Art. 3°. – Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões, 14 de agosto de 2012

Deputada Fátima Nunes

JUSTIFICATIVA

O maranhense Gilmar Mendonça nasceu em Anajatuba em 26 de junho de 1961. Iniciou seus estudos de música e violão na Escola do Estado do Maranhão. Transferindo-se para Salvador em 1985, cursou Educação Musical na UFBA. Estudou Regência com Hamilton Lima, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ernest Widmer, Afrânio Lacerda e Jeannet Bolduc. Frequentou o Seminário Internacional de História da Arte e Educação em Salvador e os VII e VIII Seminários Internacionais de Música da Bahia. Frequentou vários painéis da FUNARTE. Em 1989, foi convidado para reger o Coral Regina Sacratissimi Rosarii e o Coral da PETROBRAS-Bahia. Em 1992, iniciou o trabalho de Educação Musical com o Grupo Cultural OLODUM e em 1993 iniciou a Oficina de música da CONARTE. Na sua trajetória musical fundou e regeu corais de várias instituições, públicas, privadas, igrejas e grupos independentes, também é precursor do movimento coral da terceira idade em Salvador.

Em agosto de 2002, recebeu o título de Cidadão da Cidade de Salvador, pela valorização do movimento canto coral e pelos trabalhos realizados nas comunidades, contribuindo para a cidadania.

Em 03 de junho de 2005, a Federação das Academias de Letras e Artes da Bahia, a Academia de Cultura da Bahia, a Fundação João Fernandes da Cunha e a Faculdade Hélio Rocha lhe conferiram o Diploma de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados à educação e cultura na Bahia e no Brasil, por seu empenho solidário a instituições educacionais.

Atualmente, Gilmar Mendonça desenvolve projetos importantes, como o Alguém Cantando, iniciado em 1996, que tem várias diretrizes: Músicas nas Escolas, Concertos, Ciclos de Palestras, Seminários, Encontros de Corais e o Gran Encontro de Corais, realizado em Salvador Bahia (Brasil), Santiago de Compostela (Espanha) em 25 de setembro de 2007, com a participação do Coral Alguém Cantando, Coral Polifónica La Salle e Coral Colexiata do Sar e em Lisboa (Portugal), com a participação do Coral Musicarte, no dia 28 de setembro de 2007. Em 2009, participou de um intercâmbio na Argentina, com os Corais Batista, em Bariloche e Música Quântica, regido pelo maestro Camilo Santosestefano e Buenos Aires. Participou duas ocasiões do Festival de Canto Coral em Paris, no Palácio da Unesco. Em maio de 2010, participou de integração na Turquia com a Istambul Buyuk Belediyesi Kent Orchestrasi da Universidade no Prédio da Prefeitura de Istambul, e, na Grécia, com o Coral do Instituto Politécnico de Athenas, regido pelo maestro Michalis Eik Onomou, que se constituiram em experiências inesqueciveis.

Portanto, a acentuada dedicação pelo social, principalmente no setor educacional e cultural e o respeito pelo estado justifica a concessão do título de Cidadão Baiano a esse ilustre maestro por tanto empenho solidário a diversas instituições.

Sala das Sessões, 14 de agosto de 2012

Deputada Fátima Nunes

Deixe um comentário

Rolar para cima