PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 2.032/2010

A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia decreta:

Art. 1º.-Fica concedido o título de cidadã baiana a atleta Marily dos Santos nos termos da Resolução nº 1.271 de 05 de novembro de 1998,  do art. 127, III, do Regimento Interno, da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

Art. 2º.-O título será entregue em Sessão Especial da Assembleia Legislativa, em data a ser estabelecida pela sua Mesa Diretora.

Art. 3°.-Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 Sala das Sessões, 12 de janeiro de 2010

 Deputada Fátima Nunes

JUSTIFICATIVA

Marily dos Santos, nascida em 05 de fevereiro de 1978 é natural de Joaquim Gomes-AL, cidade a 71 km de Maceió. Marily trabalhou na roça com os pais durante a infância e adolescência e, mesmo sem perceber, a corrida já fazia parte de sua vida.  Quando criança tudo que fazia era correndo para ganhar tempo em ajudar sua mãe, sempre ia e voltava correndo ao levar recados, encomendas ou mesmo ir a escola.  A família de lavradores mantinha seu sustento com as plantações de abacaxi, banana, feijão e milho. E às vezes era preciso até mesmo tirar as meninas da sala de aula para ajudar na lida.

Durante toda a infância Marily correu pelas lavouras até que foi convidada por seu primo, José Carlos Santana, para concorrer uma prova em Maceió.

José Carlos é atleta profissional, conquistou três vezes a Maratona do Rio de Janeiro, uma medalha de prata no Pan de Cuba, em 1981 e colocou a prima para correr 10 quilômetros na capital alagoana com várias atletas de renome na região, ficando em quarto lugar.

Depois desse dia ela começou a pegar gosto pelo esporte e, mais uma vez por incentivo do primo, participou de uma prova de 17 quilômetros, quando resolveu definitivamente que trocaria a roça pelas pistas.

Aos 19 anos, Marily se mudou com José Carlos para Juazeiro, com o intuito de treinarem juntos, porém ele logo percebeu que não seria a pessoa mais indicada para orientá-la, pois não era professor de educação física, então resolveu apresentá-la para um treinador em Salvador-BA, passando a treinar todos os dias e evoluindo.

Marily ostenta no currículo o título da Meia Maratona de João Pessoa, o campeonato Ibero-americano no Uruguai, a medalha de prata nos cinco mil metros do Troféu Brasil de Atletismo 2006; o campeonato da Corrida de São Sebastião de 2005, entre outras marcas. Para chegar até esses títulos ela contou com o apoio de várias pessoas e entidades, que a patrocinaram.

Em 2008, representou o Brasil na maratona feminina dos Jogos Olímpicos de Pequim, chegando na 51º colocação, em 2h38m10s.

Terceira colocada na prova feminina da Corrida Internacional de São Silvestre, Marily dos Santos foi a melhor anfitriã na disputa, chegando no terceiro lugar (53min35s) e ainda viu as compatriotas Maria Zeferina Baldaia e Cruz Nonata da Silva completarem o pódio da prova feminina.

A concessão do título de Cidadã Baiana a essa mulher guerreira justifica-se pela sua acentuada dedicação na valoração do esporte, especialmente, num país onde a participação feminina nos diversos segmentos da sociedade ainda é bastante restrito, faz-nos refletir o fundamental papel desta atleta e agente social de transformação no Brasil.

Sala das Sessões, 12 de janeiro de 2010

 Deputada Fátima Nunes

Deixe um comentário

Rolar para cima