Moção de Congratulações Pelos 33º Aniversário de Emancipação Política do Município de Dias D´Ávila

MOÇÃO Nº

 

A Deputada infrafirmada vem solicitar na forma regimental, que se faça inserir na ata, a presente Moção de Congratulações Pelos 33º Aniversário de Emancipação Política do Município de Dias D´Ávila, que ocorrerá no próximo domingo (25).

 

 

 

 JUSTIFICATIVA

 

 

No próximo dia 25 de fevereiro comemora-se o aniversário da nossa querida Dias D´Ávila. Por isso, é com muita honra e alegria que preparo esta Moção de Congratulações como forma de prestar uma singela homenagem aos munícipes, na pessoa da minha querida amiga e companheira de lutas e conquistas, a prefeita Jussara Márcia (PT), pela bela administração, nesse 33º aniversário de Emancipação Política.

 

Atualmente, Dias D´Ávila encontra-se em pleno desenvolvimento e conta com a brilhante administração da prefeita Jussara Márcia e sua equipe. A administração da prefeita é pautada na seriedade, honestidade, compromisso, transparência e muito trabalho.

 

Um pouco da história:

 

Ao chegar na Bahia, em 1549, Tomé de Souza trazia em sua caravana o ilustre fidalgo português Garcia d’Ávila, que recebeu do rei D. João III uma grande Sesmaria, onde edificou um tradicional castelo que até hoje é conhecido como Castelo da Torre. Após a sua morte, a região passou ao domínio de seu filho Francisco Dias d’Ávila, que mais tarde teve seu nome dado ao município.   Por iniciativa de Francisco Dias d’Ávila, um dos ocupantes do Castelo da Torre, foi criada a primeira feira da Bahia, que se chamou “Santo Antonio de Capuame”. O local da feira ficava a cinqüenta quilômetros da Capital do Estado, cujo ponto era considerado o Nordeste do País, passando por Juazeiro, Jacobina, Rio Real e Feira de Santana, e chegando, todos à Feira Velha, atual Dias d’Ávila.   Reunidos em Capuame, chegavam pela Velha Estrada Real, outra ramificação, conhecida como Estrada dos Boiadeiros. Esta reunião tinha o nome de “Capuame” e se desenrolava próximo à Camaçari, onde mais tarde veio a chamar-se Feira Velha, tornando-se, em 1823, responsável pelo abastecimento das tropas e centro de arsenal para conserto de armas na Guerra da Independência da Bahia, durante todo o período em que a Estrada dos Boiadeiros esteve fechada pelos portugueses, servindo de Quartel General da Legião da Torre.   Mais tarde, por motivos econômicos, Feira Velha, antiga Feira de Capuame, foi transferida para Feira de Santana. Foi através da Lei nº 2150, de 26.04.28, que a antiga Feira Velha de Capuame passou a ser denominada Dias d’Ávila, após uma exposição de motivos encaminhada à assembleia do Arquivo Público, pelo historiador Dr. Francisco Borges de Barros, no dia 04 de junho de 1923. Este fato foi uma homenagem ao seu fundador, um dos Francisco Dias d’Ávila. Segundo contam, foram sete sucessores da chefia do Castelo da Torre, hoje ruína, situado em um dos distritos de Mata de São João.

 

Distrito criado com a denominação de Dias d’Ávila, pela lei estadual nº 628, de 30 de dezembro de 1953, criado com terras do distrito de sede de Camaçari, subordinado ao município de Camaçari. Em divisão territorial datada de 1 de setembro de 1960, o distrito de Dias d’Ávila, figura no Município de Camaçari. Assim permanecendo em divisão territorial datada 1 de janeiro de 1979. Elevado à categoria de município com a denominação de Dias d’Ávila, pela lei estadual nº 4404, de 25 de fevereiro de 1985, desmembrado de Camaçari. Sede no antigo distrito de Dias d’Ávila. Constituído do distrito sede. Instalado em 01 de janeiro de 1986. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

 

Diante do exposto, parabenizo a todos os diasdavilenses, pois são os personagens centrais desta linda história, que lutam incansavelmente pelo crescimento da cidade. A querida prefeita Jussara Marcia e aos vereadores, que certamente contribuem com muito trabalho e dedicação para o progresso do município.

 

Dê-se conhecimento da presente Moção à Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de Dias D’Ávila.

 

Diante do exposto, aguardo presteza no deferimento desta solicitação.

 

Sala das Sessões, 22 de Fevereiro de 2018.

 

 

 

 

 

Fátima Nunes

Deputada Estadual – PT/BA

 

Deixe um comentário

Rolar para cima