Moção de Congratulações pelos 29º Aniversário de Emancipação Política do Município de Novo Triunfo

MOÇÃO Nº

 

A Deputada infrafirmada vem solicitar na forma regimental, que se faça inserir na ata, a presente Moção de Congratulações pelos 29º Aniversário de Emancipação Política do Município de Novo Triunfo, que ocorrerá no próximo sábado (24).

 

 

 

 JUSTIFICATIVA

 

No próximo dia 24 de fevereiro será comemorado o aniversário da nossa querida cidade de Novo Triunfo, na Bahia. Por isso, é com muita honra e alegria que preparo esta Moção de Congratulações como forma de prestar uma singela homenagem aos munícipes.

 

Sua história…

 

O município de Novo Triunfo foi fundado por Antônio Guerra no século passado e, reza a lenda, a primeira pessoa a habitar a região do município foi um forasteiro que tinha a fama de comer muito, ficando a região e, posteriormente o município, conhecido como Guloso. Ao passar à categoria de povoado recebeu o nome de Triunfo de Antas, cidade à qual pertencia. Sua emancipação política se deu no dia 24 de fevereiro de 1989, conseguido pelo valente sertanejo Paulo Pereira de Castro, mais conhecido como seu Paulo de Zuza, influente homem na região, que levou o telefone para o município. Na época era uma cabine simples com apenas um telefone fixo para todo município e logo após levou telefone para cada casa individualmente. Também levou o asfalto até o entroncamento do município de Antas, possibilitando ao município mais acesso e comunicação. A partir daí seu Paulo de Zuza passou a acreditar num lugar melhor e passou a chamar este município de Novo Triunfo.

 

Como qualquer outra cidade situada no sertão nordestino, Novo triunfo sofre com as constantes secas, que trazem implicções na vida de seus moradores.

 

Felizmente, diversas entidades tentam mudar a realidade do município em várias áreas de atuação. Essas entidades buscam o desenvolvimento sustentável e procuram desenvolver em seus cidadãos uma consciência de luta pelos direitos. Dentre esses grupos pode-se citar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, as Cooperativas, a Secretaria de Assistência Social, dentre outros. E ainda contam com parceiros de instituições privadas, como o Banco Real.

 

A cultura municipal é revelada em diversas tradições que permanecem intactas apesar da passagem do tempo, dentre elas o Reizado e o São Gonçalo. Através dessas manifestações, percebe-se que o novo triunfense não deixou de lado suas tradições e consegue perceber que inovações e tradições podem e devem conviver juntos, porque a cultura de um povo é seu maior tesouro.

 

A economia local baseia-se na agricultura, pecuária, comércio e serviços. Este último, é representado principalmente pelos serviços contratados pela Prefeitura Municipal, o que torna o órgão o principal gerador de empregos.

 

O município possui um considerável potencial agropecuário que ainda não foi desenvolvimento por falta de políticas públicas que favoreçam os agricultores locais. Essa situação vem se modificando, mesmo que lentamente, com o aumento de empréstimos para cultivo dos principais produtos locais.

 

Seus povoados mais conhecidos são: Lagoa do Badico, Lagoa do Barro, Ouricui, Pedra Branca, Cariri, dentre outros. Faz limite com os municípios de Antas, Euclides da Cunha, Canudos, Sítio do Quinto, Jeremoabo e Cícero Dantas. O acesso ao município se dá através da BR 110 e da BA 396 que o liga a referida BR.

 

Diante do exposto, parabenizo a todos os novo triunfense, pois são os personagens centrais desta linda história, que lutam incansavelmente pelo crescimento da cidade. Ao prefeito que tem feito uma ótima gestão, inserindo o município na rota do crescimento. Aos vereadores, que certamente contribuem com muito trabalho e dedicação para o progresso do município.

 

Dê-se conhecimento da presente Moção à Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Novo Triunfo.

 

Diante do exposto, aguardo presteza no deferimento desta solicitação.

Sala das Sessões, 22 de Fevereiro de 2018.

 

 

 

Fátima Nunes

Deputada Estadual – PT/BA

Deixe um comentário

Rolar para cima