Moção de Congratulações e Aplausos pelos 181º Aniversário de Emancipação Política do Município de Tucano

33

MOÇÃO Nº

 

 

A Deputada infrafirmada vem solicitar na forma regimental, que se faça inserir na ata, a presente Moção de Congratulações e Aplausos pelos 181º Aniversário de Emancipação Política do Município de Tucano, que ocorre hoje (21).

 

 

 JUSTIFICATIVA

 

 

Tucano é um município localizado na região nordeste do Estado da Bahia. Seu nome tem origem bastante discutível, para alguns originou-se de uma aldeia de índios “tucanos” (versão contestada, uma vez que os índios tucanos, ocupavam o noroeste da Amazônia); para outros, é oriundo das aves da família dos Ranfastídeos caracterizados pelo bico curvilíneo e acentuado e que abundavam nas suas matas (hoje extintas).

 

A região era primitivamente habitada pelos índios tucanos. Até 1727, o local era uma aldeia de índios, onde o catequista frei Apolônio edificou a capela de Nossa Senhora Santana. Ainda sob a influência catequista, a aldeia tomou ares de povoado, resultando na criação do Distrito em 1754.

 

Em 1837, foi elevado à categoria de vila, e criado o município pela lei provincial nº 51, de 21 de março de 1837, que perdurou até 1931, quando foi supresso e anexado a Monte Santo.

 

Pela lei municipal nº 11, de 30 de abril de 1917, aprovada pela lei estadual nº 1199, de 03 de junho de 1917, é criado o distrito de Triunfo e anexada a vila de Tucano. Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1 de setembro de 1920, o município é constituído de 2 distritos: Tucano e Triunfo. Em paralelo pelos decretos estaduais nºs 7455, de 23 de junho de 1931 e 7479, de 08 de julho de 1931, a vila é extinta, por este ultimo decreto o território foi anexado ao município de Cipó, como simples Distrito.

 

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Tucano, pelo decreto estadual nº 8447, de 27 de maio de 1933, desmembrado do município de Cipó. Sede no antigo distrito de Tucano. Constituído do distrito sede. Reinstalada em 24 de junho de 1933.

 

Economicamente o município sobrevive da agricultura (feijão e milho), pecuária (bovinos, ovinos e caprinos), turismo, sendo seu ponto principal a Estância Hidromineral de Caldas do Jorro, cujo potencial turístico é um dos fortes atrativos o desenvolvimento da região. Outras atrações para muitos turistas que visitam Tucano é passar no Buraco do Vento, belíssimas formações rochosas, esculpida pela própria natureza. Tem ainda a Cachoeira do Inferno, formações rochosas, tipo Quênio, com queda d’água, esculpida também pela própria natureza, de muita beleza. A feira de Tucano não deve ficar de fora do roteiro; ela acontece nos sábados, e como as feiras nas cidades do sertão são bem interessantes, o visitante encontra uma série de novidades e em um rápido passeio pode perceber-se a autêntica geografia humana da região.

 

Tucano tem ainda vocação econômica voltada para a manufatura artesanal, sendo o Povoado de Tracupá um pólo de artesões de artefatos de couro, nas confecções de carteiras, bolsas, ponchetes, cintos, roupas, bonés etc; cuja produção exporta-se para os estados de São Paulo, Paraná, Brasília, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Pará, Maranhão, Minas Gerais e Ceará. Pratica-se também o artesanato de palha, fibras, cipó, madeira, cerâmica etc.

 

Diante do exposto, requeiro aprovação desta Moção de Congratulações                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    e Aplausos para os tucanense, verdadeiros responsáveis pelos 181 anos de muitas lutas e conquistas do Município, ao tempo em que desejo desenvolvimento e progresso para essa terra querida.

 

Dê-se conhecimento da presente Moção à Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de Tucano.

 

 

 

Sala das Sessões, 21 de março de 2018.

 

 

 

 

 

Fátima Nunes

Deputada Estadual – PT/BA