Moção de Congratulações e Aplausos pelos 146° Aniversário de Emancipação Política do Município de Entre Rios

MOÇÃO Nº

 

A Deputada infrafirmada vem solicitar na forma regimental, que se faça inserir na ata, a presente Moção de Congratulações e Aplausos pelos 146° Aniversário de Emancipação Política do Município de Entre Rios, que ocorre hoje.

 

 

 JUSTIFICATIVA

 

 

É com muita satisfação que parabenizo a passagem de mais um aniversário de emancipação política do município de Entre Rios. Com uma cultura bastante diversificada, a cidade sedia festas tradicionais como as Lavagem das Praias, de Porto de Sauípe, Subaúma e Massarandupió, também o São João na sede de Entre Rios, festa da Barquinha de Sítio do Meio e Lagoa Redonda, Festas das Padroeiras dos povoados. Há também uma cultura de realização de Cavalgadas por todo o município e região.

 

Entre Rios é um município do estado da Bahia, no Brasil. Criado oficialmente em 3 de abril de 1872 pela Lei 1.178, possui uma área de 1.215,29 quilômetros quadrados e densidade demográfica, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 35,09 habitantes/quilômetro quadrado.

 

O município é formado pelos distritos de Entre Rios (sede), Sítio do Meio, Ibatuí, Lagoa Redonda e pelas praias de Subaúma, Massarandupió e Porto de Sauípe. A população do município em 2017 era de 43.223 habitantes.

 

Mais um pouco de sua história…

 

Os primitivos habitantes da região foram os índios tapuias. A primeira exploração das terras de Entre Rios ocorreu no século XVI, com concessão de sesmarias à Casa da Torre de Garcia D’Ávila.

 

Desbravando as terras dos rios Joanes, Inhambupe e Itapicuru, os bandeirantes fixaram-se na região, desenvolvendo a agricultura e a criação de gado. A fertilidade das terras atraiu novos colonos que se estabeleceram formando o Povoado de Nossa Senhora dos Prazeres.

 

Foi edificada uma capela, elevada à condição de freguesia em 1848, com a denominação de Nossa Senhora dos Prazeres de Entre Rios, desmembrada da Freguesia do Divino Espírito Santo de Inhambupe. Em 1872, o povoado, elevado à vila, teve o nome simplificado para Entre Rios.

 

O topônimo, conservando a designação do povoado, se deve à localização daquele núcleo entre os rios Inhambupe e Subaúma.

 

 

Diante do exposto, quero através desta Moção, desejar progresso social, político e econômico para esta querida cidade, especialmente a todos os entrerrienses, personagens centrais desta linda história, que lutam diariamente e arduamente pelo desenvolvimento de seu Município.

 

Dê-se conhecimento da presente Moção à Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Fátima.

 

 

 

 

Sala das Sessões, 03 de abril de 2018.

 

 

 

 

Fátima Nunes

Deputada Estadual – PT/BA

 

Deixe um comentário

Rolar para cima