Moção de Congratulações e Aplausos pelo 81º aniversário de Emancipação Política do município de Itiúba, ocorrida em 17 de Janeiro de 1935

A deputada que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa, a Moção de Congratulações e Aplausos ao município de Itiúba que completa 81 anos de Emancipação Política no dia 17 de Janeiro, do corrente ano.

O município de Itiúba localiza-se na Microrregião Homogênea de Senhor do Bonfim (008), estando enquadrado na Região de Planejamento 004-Nordeste e Administrativa 028-Senhor do Bonfim, além de incorporar-se à Região Econômica 010-Piemonte da Diamantina. A área do município é de 1.730,792km quadrados. A população era de 36.774 habitantes em 2006. A densidade demográfica nesse mesmo ano era de 21 habitantes por quilômetro quadrado.

A flora do município é representada por algumas madeiras de lei, tais como: a baraúna, o cedro, o angico, a peroba e o amargoso. Na fauna sobressaem os macacos, as jaguatiricas, os veados e outros animais de menor porte.

Antes da colonização da região, o território era habitado por índios, sobre os quais não se tem notícia da denominação exata. Quanto a origem do nome da serra, da qual se originou o nome do município, há opiniões diversas: uns acham que se tenha derivado da expressão tupi-guarani – tuyba – que significa “abelha dourada”, conforme Teodoro Sampaio e que teria derivado Itiúba; outros, que o termo provém da palavra “itiuba”, que na língua indígena quer dizer “água da pedra”. Consta que pelos fins do século XVII a região em questão fazia parte da freguesia velha de Santo Antônio de Jacobina. A primitiva povoação constituía a capela de São Gonçalo de Amarante de Itiúba, mais tarde incorporada ao arraial de Senhor do Bonfim da Tapera, com a denominação de São Gonçalo de Amarante da Serra da Itiúba. No sopé da serra, mais abaixo desta última, havia uma fazenda denominada “Salgada”, que crescendo, povoou-se, expandiu-se e prosperou, se transformando mais tarde na atual cidade da Itiúba. Até 1930, Itiúba foi parte integrante do município de Queimadas e em 1935 emancipa-se com território desmembrado deste, sendo sua sede elevada à vila.

No final do século XVII, o território fazia parte da freguesia velha de Santo Antônio de Jacobina. Transformada depois em “julgado”, teria sido incorporado ao arraial do Senhor do Bonfim da Tapera, em 1697. O fato consta da carta régia assinada por D. Fernando José de Portugal, em 08 de julho de 1697 e dirigida ao ouvidor de Jacobina.

Pela Resolução Provincial nº 1.005, de 16 de março de 1868, foi elevado à categoria de freguesia subordinada à Vila Nova da Rainha (atual município de Senhor do Bonfim). Em 1884, sua subordinação transferiu-se para a Vila Bela de Santo Antônio das Queimadas.

Ao mesmo tempo, a partir de 1860 desenvolveu-se uma povoação na fazenda Salgada (situada no sopé da serra de Itiúba), que em 1880 viria a ser transformada em arraial de Itiúba. Em 15 de abril de 1887, a ferrovia chegou ao local.

Pelo Decreto Estadual nº 9.322 de 18 de janeiro de 1935 foi criado o Município, com território desmembrado de Queimadas, e o Arraial elevado à categoria de Cidade.

Atualmente o município de Itiúba está em pleno desenvolvimento, graças a brilhante atuação da Prefeita Cecília Petrina de Carvalho, que logrou com êxito a sua administração, rendendo-lhe admiração e respeito por parte dos munícipes que a elegeram mais uma vez na última eleição para dar continuidade ao seu trabalho. Aproveito o ensejo para parabenizar a Câmara Municipal de Vereadores, que desempenhou honradamente suas atividades, contribuindo para o crescimento da cidade.

Dê-se conhecimento da presente Moção à Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores, a imprensa e ao Diário Oficial desta Casa.

Diante do exposto, aguardo presteza no deferimento desta solicitação.

Sala das Sessões, 17 de Janeiro de 2017.

Fátima Nunes
Deputada Estadual – PT/BA

Deixe um comentário

Rolar para cima