Moção de Congratulações e Aplausos pelo 55º aniversário de emancipação política do município de Caldeirão Grande, ocorrida em 25 de Abril de 1962.

A deputada que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa, a Moção de Congratulações e Aplausos ao município de Caldeirão Grande que completa 55 anos de emancipação política no dia 25 de Abril, só corrente ano.

Caldeirão Grande é um município baiano pertencente à microrregião de Jacobina, município com o qual faz limite com Saúde, Ponto Novo e Caém. As terras de Caldeirão Grande pertenciam ao vizinho Município de Saúde e eram da propriedade particular do Coronel “Porfírio Ferreira” denominada Fazenda Boqueirão. Esta fazenda foi comprada pelas famílias “Bezerra, Brasileiro e Correia” passaram a residir. Também vieram pessoas oriundas de Queimadas, Santa Luz, Campo Formoso, Caldeirão de Mulato, etc. As famílias foram crescendo e criou-se o povoado, que devido à existência de caldeirões de pedras, conhecido como “LAGE” onde se juntam águas das chuvas, passou a ser chamado de “Caldeirão Grande”. Em 30 de Dezembro de 1953 o próspero povoado passou a condição de Vila. Ficando conhecido como “VILA ITAGUAÇU”, por algum tempo, adquirindo mais tarde a denominação antiga e definida de Caldeirão Grande. No ano de 1961 começaram as lutas no ideal de emancipação política, vindo a se concretizar com a realização de um plebiscito unânime a favor da emancipação.

O município é bastante “rural” pois cerca de 55% de sua população reside na zona rural, que é formada por diversas fazendas, povoados, e um distrito.

O município tem uma educação considerada de nível baixo, possui uma única faculdade de educação a distância (EAD), que oferece algumas poucas licenciaturas, os estudantes que querem uma outra profissão, tem de se deslocar para outros municípios. As escolas públicas e privadas do município contam apenas com o primeiro grau (Ensino Fundamental), todos os alunos que desejam fazer o segundo grau (Ensino Médio), estudam no Colégio Estadual de 1º e 2º Graus Rômulo Galvão, o único que disponibiliza esse curso no município. O Principal colégio municipal da sede é o CEMPAS (Centro Educacional Municipal Professora Alaíde Santana) Na Zona Rural quase todos os principais povoados possuem um colégio de ensino fundamental, dando-se destaque ao CMBLO (Colégio Municipal Boanerges Lopes De Oliveira) por ser um dos maiores, que conta com alunos de diversas fazendas e de alguns povoados (até do vizinho município Ponto Novo) que não contam com colégios.

Nos últimos anos a inclusão digital cresceu extraordinariamente no município, com o surgimento de “lan-house’s” e acesso à internet também em alguns colégios e um Telecentro Comunitário equipado com 11 computadores conectados a internet banda larga que atende à todos gratuitamente. As redes sociais são o principal motivo para esse crescimento, pois quase todas as pessoas do município “tem uma conta nelas”. Mas mesmo com esse crescimento da inclusão digital poucos locais na zona rural tem acesso à internet, apenas as localidades de São Miguel, Baraúnas, Vila Cardoso, Quilômetro Trinta, Boqueirão e Bela Vista (antiga Várzea Suja) contam com esse “privilégio”, que deveria ser mais democratizado.

Dê-se ciência da presente Moção a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de Vereadores do Município de Caldeirão Grande, imprensa e ao Diário Oficial desta Casa.

Diante do exposto, aguardo presteza no deferimento desta solicitação.

Sala das Sessões, 18 de Abril 2017.

Fátima Nunes
Deputada Estadual – PT/BA

Deixe um comentário

Rolar para cima