Moção de Aplausos e Congratulações pelo 56º Aniversário de Emancipação Política do Município de Quijingue

63

MOÇÃO Nº

A Deputada infrafirmada vem solicitar na forma regimental, que se faça inserir na ata, a presente Moção de Aplausos e Congratulações pelo 56º Aniversário de Emancipação Política do Município de Quijingue, que será comemorado no dia 15 de Março.

 

 

 JUSTIFICATIVA

 

Situado no nordeste da Bahia, Quijingue festejará no próximo dia 15 de março seu 56º aniversário de emancipação política. Com uma distância de 322 km da capital baiana, fazendo limite com os municípios de Euclides da Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê. O acesso ao município se dá através da BA 381 que é ligada a BR 116.

 

Quijingue é uma palavra de origem indígena, que significa mata fechada ou caatinga fechada. Sua história retrata o crescimento de uma comunidade na fazenda Lagoa Grande que deu origem a uma povoação de idêntica denominação, integrando o município de Tucano. Posteriormente, já quando da passagem de Antônio Conselheiro pela área, era conhecida por Triunfo. Município criado com o território do distrito de Quijingue, desmembrado de Tucano, por força de Lei Estadual de 15 de março de 1962. A sede, criado distrito com a denominação de Triunfo, em 1943 e alterado para Quijingue em 1971, foi elevada a categoria de cidade quando da criação do município.

 

A região a qual integra este município, tem por característica predominante a caatinga, vegetação típica da seca, bem como arbustos espinhosos como o mandacaru, xique-xique, palma e outros cactáceos, com árvores de grande, médio e pequeno porte. O clima é semiárido, sendo que a sua estação chuvosa vai de março a setembro.

 

O município desenvolveu também um bom comércio popular, com feira livre nos dias de segunda-feira que se alastra pela zona comercial da cidade atraindo consumidores da cidade e da zona rural. A feira apresenta diversos atrativos como: conveniências até aparelhos domésticos, roupas, tecido em geral, calçados, artesanatos, hortaliças, legumes e demais gamas de produtos agrícolas produzidos na região, ainda animais domésticos e de carga para venda livre, atraindo gente de cidades vizinhas.

 

Portanto, o mandato não poderia deixar de explicitar toda a gratidão e felicidade neste momento em que se comemora mais um ano de Emancipação Política desta graciosa cidade, onde os quinjinguenses são os verdadeiros responsáveis pelos 56 anos de muitas lutas e conquistas. Assim, requeiro aprovação desta Moção de Congratulação e Aplausos e em tempo, desejo contínuo desenvolvimento econômico, político e social.

 

Dê-se conhecimento da presente Moção à Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de Quijingue.

Diante do exposto, aguardo presteza no deferimento desta solicitação.

 

Sala das Sessões, 13 de março de 2018

 

Fátima Nunes

Deputada Estadual – PT/BA