MOÇÃO – A Deputada infrafirmada vem solicitar na forma regimental, que se faça inserir na ata, a presente Moção de Congratulações Pelos 59º Aniversário de Emancipação Política do Município de Cansanção, que ocorrerá no próximo dia 12 de agosto.

JUSTIFICATIVA

A nossa querida cidade de Cansanção, completará no próximo dia 12 de agosto, 55 anos de Emancipação Política. Suas características geográficas e formação da população já eram relatadas em “Os Sertões” de Euclides da Cunha. A rica trajetória de Cansanção é parte da luta diária do seu povo sertanejo, forte, destemido que contribui diariamente para o seu progresso.

Um pouco da sua história

Cansanção foi originado de uma parte da Fazenda do mesmo nome, de propriedade do Sr. Luiz Buraqueira. Mais tarde vieram fixar residência no local os senhores José Ambrósio Modesto, Domingos Manoel de Jesus, Isidoro Modesto e Lúcio Silva. O nome Cansanção foi dado em decorrência de haver nessa região muitos arbustos urticários com esta denominação. Em 1896, a localidade já contava com oito casas, servindo naquela época para descanso das Tropas Federais que vinham de Queimadas em direção à Monte Santo para combater os “jagunços” de Antônio Conselheiro em Canudos.

Como primeiro local de devoção, existia no arraial uma casa de dois andares de propriedade do Sr. Felipe Balão, onde os fiéis se reuniam para rezar e fazer devoção (novena) à Senhora Santana, que continua até hoje como a Padroeira do município de Cansanção.

Os moradores de Cansanção e adjacências viviam do trabalho braçal, na cultura da mandioca, feijão e milho, cuidando ainda dos pequenos rebanhos de gado e outros tipos de criação. Graças ao dinamismo de seus moradores, o arraial teve amplo progresso e em 1920 já era um povoado com 25 casas e uma capela, construída naquele ano pelo mestre Quinto.

Em 1933, o povoado foi elevado à categoria da Vila, pertencente ao município de Monte Santo. Nessa época, ao longo da década de 30, a região esteve constantemente sobressaltada pelo grupo de “jagunços” de “Lampião”.

Em 1938, chegava à Vila, o Sr. João Andrade, da vizinha “Fazenda Periperi”, instalando-se como comerciante de produtos da região, o qual contribuiu decisivamente para o desenvolvimento de Cansanção. Em 1940, segundo o resultado do Censo Demográfico, o Distrito de Cansanção possuía uma população de 8.162 habitantes.

Na década de 40, a região de Cansanção sofreu as consequências de uma prolongada estiagem. O comerciante, João Andrade, sentindo a angústia daquele povo, procurou as autoridades estaduais, conseguindo a abertura de vários poços tubulares e construção de aguadas. Em 1950, o distrito de Cansanção contava com 11.048 habitantes, dos quais, 1.285 na Zona Urbana.

O grande sonho dos moradores era a sua emancipação política, o que aconteceu em 1954, havendo no mesmo ano eleição municipal, sendo escolhido o primeiro Prefeito do Município, o seu benfeitor, João Andrade. Políticos de Monte Santo, liderados por Laurentino Tolentino da Silva, conseguiram tornar sem efeito o ato de emancipação de Cansanção através da Lei Estadual 1.018 de 12 de agosto de 1.958, publicada no Diário Oficial de 14.8.1958. O Sr. João Andrade, apesar disso, manteve a sua liderança, conquistando a sua eleição como primeiro Prefeito administrando o município no período 1959/1962.

Cansanção está inserido no “Polígono das Secas”, apresentando um clima do tipo megatérmico semiárido e árido, com temperatura média anual de 23.6ºC, precipitação pluviométrica média anual de 477 mm e período chuvoso de março a maio.

Portanto, apresento esta Moção de Congratulação como forma singela de parabenizar a todos os munícipes, a administração e ao parlamento municipal. Em tempo, desejo progresso e desenvolvimento social, econômico, cultural e político para a cidade.

Dê-se conhecimento da presente Moção à Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores, a imprensa e ao Diário Oficial desta Casa.

Diante do exposto, aguardo presteza no deferimento desta solicitação.

Sala das Sessões, 08 de agosto de 2017.

Fátima Nunes
Deputada Estadual-PT/BA

Deixe um comentário

Rolar para cima