MOÇÃO – A Deputada infrafirmada vem solicitar na forma regimental, que se faça inserir na ata, a presente Moção de Congratulações Pelos 59º Aniversário de Emancipação Política do Município de Aporá, que ocorrerá no dia 14 de agosto de 2017

JUSTIFICATIVA

Distrito criado com a denominação de Aporá, pelo alvará de 16 de janeiro de 1817 ou resolução régia de 15 de novembro de 1816. No ano de 1911, em relação à divisão administrativa, o distrito de Aporá figura no município de Inhambupe. Assim permanece em divisão territorial datada de 01 de setembro de 1950 e elevado à categoria de município com a denominação de Aporá, pela lei estadual nº 1021, de 14 de agosto de 1958, desmembrado de Inhambupe.

No que se refere à divisão territorial datada de 01 de setembro de 1960, o município é constituído de dois distritos: Aporá e Itamira, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

O território integrava a Sesmaria da Casa da Torre de Garcia D′Ávila. Seu povoamento iniciou-se na primeira metade do século XIX, por colonos que ali se estabeleceram desenvolvendo a criação de gado e a lavoura de subsistência.

A fertilidade das terras, apropriadas à lavoura e à pecuária, atraiu outras famílias que ali se instalaram, concorrendo para a formação do povoado Aporá.

Em 1816, elevou-se o povoado à freguesia, com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Aporá, filiada à freguesia do Divino Espírito Santo de Inhambupe.

O arraial desenvolveu-se em função da agropecuária. Em 1958, criou-se o município com o nome simplificado para Aporá.

O topônimo é um vocábulo de origem tupi e significa ″monte isolado e distinto em terra unida″. Os nativos de Aporá são chamados aporaenses.
Esta é uma breve história da formação deste querido Município que estará festejando seus 59 anos de emancipação política no próximo dia 14. Para tanto, apresento essa Moção de Aplausos como uma forma singela de homenagear a todos os aporaenses por este dia especial, ao tempo em que desejo progresso econômico, político e social.

Dê-se conhecimento da presente Moção à Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores, a imprensa e ao Diário Oficial desta Casa.

Diante do exposto, aguardo presteza no deferimento desta solicitação.

Sala das Sessões, 09 de agosto de 2017.

Fátima Nunes

Deixe um comentário

Rolar para cima