História

A professora Maria de Fátima Nunes dos Anjos nasceu no município de Paripiranga, Nordeste da Bahia, no dia 11 de abril de 1953. Filha do casal de lavradores Guilherme Nunes e Maria Oliveira, aprendeu cedo a lutar pelos seus sonhos e a combater as injustiças sociais. Foi em busca da transformação da sociedade que Fátima Nunes entrou de corpo e alma na vida política.

Reeleita nas últimas eleições de 2022, ao cargo de deputada estadual, pela sexta vez, cinco consecutivas, Fátima Nunes é uma mulher de garra, que luta pela qualidade de vida do povo baiano. O seu mandato é um instrumento de muitas batalhas e conquistas. Nesses quase 20 anos de trabalho, batalhou por mais saúde, acesso à água e à luz, educação, emprego, geração de renda, esporte, cultura e lazer na Bahia.

Com quase 50 anos de militância política no movimento social, a deputada Fátima Nunes é uma força transformadora da sociedade que, ao lado do Partido dos Trabalhadores (PT), contribui significativamente para a mudança de muitas vidas na Bahia, proporcionando avanços e oportunidades para o exercício da cidadania e fortalecimento da democracia.

Líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Fátima Nunes presidiu a Comissão Especial da Promoção da Igualdade, que realizou audiências públicas, debates e sessão, com temas que envolvem a sociedade baiana. Com suas raízes no campo, a deputada defende na Alba mais dignidade para a Zona Rural, luta para levar mais água, cisternas, luz e saúde para todos os municípios do interior baiano. Incentivos à agricultura familiar, educação, esporte, defesa aos idosos e os direitos da mulher também são algumas de suas bandeiras.

Relatora do Projeto de Lei nº 21718/16, de autoria do Poder Executivo, que institui a Política e o Sistema Estadual de Convivência com o Semiárido, Fátima Nunes comemorou a aprovação da proposta, sancionada pelo governador Rui Costa, dia 30 de agosto do mesmo ano. A Lei estabelece os princípios, objetivos, diretrizes, mecanismos de financiamento, de gestão, de monitoramento e de avaliação, que constitui a mesma, melhorando as condições de vida e a promoção da cidadania no campo e na cidade, por meio de iniciativas educacionais, sociais, econômicas, culturais, ambientais e tecnológicas, contextualizadas e adequadas à vida na região.

A atenção e trabalho da deputada Fátima Nunes também são voltados para a capital e litoral do Estado. Com forte atuação em Salvador e região metropolitana ela apoia as associações de bairro, o Movimento de Mulheres e o Movimento dos Sem Teto, lutando pela moradia popular em toda a Bahia.

Conhecida por todos como “guerreira do Sertão”, Fátima Nunes é uma mulher destemida, um exemplo de independência política, justiça e combate às desigualdades sociais. Do sertão ao litoral, do interior à capital, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, Fátima Nunes está sempre com o povo da Bahia.

Rolar para cima