Dia Mundial da Água: Jaques Wagner é homenageado na Alba por Fátima Nunes

Com o tema “Água é vida, é cidadania, não é mercadoria”, a sessão especial, realizada na tarde desta quinta-feira (22), no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), reuniu autoridades da Bahia para debater o tema. A iniciativa foi proposta pela deputada estadual Fátima Nunes (PT), que durante o evento homenageou o ex-governador da Bahia e atual secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jaques Wagner, por ter implantando o Programa Água Para Todos no estado.

Com palavra de ordens, a parlamentar declarou que o governo federal que privatizar a água do nosso país, entregando esse bem natural aos grandes empresários internacionais. “O Aquífero Guarani está sendo negociado para privatização. O temeroso não está respeitando esse bem da natureza e quer entregar à grandes instituições, entre elas a Nestlé e a Coca-Cola”, declarou.

Na oportunidade, a deputada reforçou a importância do Programa Água Para Todos na Bahia, retirando milhares de família da situação de seca. “Esse programa tem sido tão importante para as pessoas, pois conseguiu levar água para os povoados, fazendo com que as pessoas tenham água para beber e para os afazeres do consumo humano. As adutoras tem sido e tem tido recursos, tanto no governo de Wagner quanto no governo de Rui Costa, para o desenvolvimento desse programa. Fico feliz em ter participado de grandes momentos importantes para a sociedade do sertão que foi contemplada com esse grande sonho, a água”, pontuou.

O homenageado destacou a importância de programas como o Água Para Todos para os baianos, principalmente aqueles que estão no sertão. “Fizemos programas em todas as regiões. O programa de aproveitamento do Aquífero de Tucano, por exemplo, foi todo desenvolvido por engenheiros e profissionais da CERB, e desenvolvemos por meio de poços artesianos com mais de 500 metros de profundidade, pois apesar da região ser seca, Deus nos deu muita água embaixo da terra. Esse foi um trabalho não só para consumo humano, mas para as pessoas que também sobrevivem da agricultura familiar, tendo sua renda familiar”, destacou Wagner.

Estiveram presentes no encontro, deputados estaduais, entre eles o presidente da Alba, Angelo Coronel; o secretário de Meio Ambiente, Geraldo Reis, que representou o governador Rui Costa; a superintendente da Bahiater, Célia Watanabe, representando o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues; o superintendente de Infraestrutura Hídrica, Celso Magalhães, representando o secretário Cássio Peixoto; o assessor da CERB, Jorge Farias, representando o presidente Marcus Bulhões; o diretor de planejamento da Embasa, César Ramos, representando Rogério Cedraz; coordenador da ASA, Naidison de Quintella Baptista; coordenadora do Fórum Baiano de Agricultura Familiar, Elisângela Araújo; superintende geral da Fundação Luís Eduardo Magalhães, Jones Carvalho; diretor do Sindae, Pedro Romildo Santos; ex-presidente da Embasa, Abelardo Filho; prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras, lideranças, representantes de sindicatos, companheiros e companheiras de luta, além de amigos e amigas do mandato.

Fonte: Ascom da deputada estadual Fátima Nunes (PT-BA)

Deixe um comentário

Rolar para cima