10º Festival do Umbu é realizado em Uauá e conta com a presença de Fátima Nunes

O 10º Festival do Umbu, realizado entre os dias 27 e 28 de abril, no município de Uauá, foi um grande sucesso. Com o tema “Alimentação e Sustentabilidade”, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), reuniu em espaço preparado para receber agricultores(as), cooperados (as), estudantes, líderes comunitários, representantes estaduais, municipais e de organizações sociais, centenas de pessoas. A deputada estadual Fátima Nunes (PT) foi uma das parlamentares a marcar mais uma vez presença no evento.

“Esse evento é um dos momentos em que vemos as grandes riquezas que nosso semiárido tem a nos oferecer. O umbu é uma fruta nativa, sendo fonte de renda para milhares de famílias, melhorando a qualidade de vida daqueles que vivem no sertão. Precisamos valorizar sempre o que a natureza nos oferece, fortalecendo a convivência com o semiárido, grupos sociais e institucionais, promovendo assim, união, cumplicidade, respeito e experiência com a agricultura familiar”, declarou a deputada.

Para a presidente da Coopercuc, Denise Cardoso, a 10ª edição do festival tem como grande expressão a valorização da Agricultura Familiar e da sociobiodiversidade da Caatinga. “Essa edição do festival é histórica para a nossa cooperativa, principalmente por construir a convivência com o semiárido, no contexto da produção e beneficiamento de frutas nativas.  O nosso grande objetivo é utilizar esse espaço para mostrar o que nós conseguimos fazer aqui na região, um trabalho tão bonito, em nome da Coopercuc. Atualmente, são 271 cooperados, no entanto, trabalhamos com mais de duas mil famílias. Isso significa muito para gente. Aproveito a oportunidade e agradeço o apoio de todos, desde o Governo Estadual, por meio das suas secretarias até nosso agricultores e cooperados. Esse trabalho só é realizado com a participação de vocês”, salientou Cardoso.

A 10º edição do Festival do Umbu ofereceu exposição de produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária, espaços de formação, apresentações e concursos culturais, com comida com gosto de umbu, literatura de cordel, pintura em tela, e shows musicais. Debates sobre agroecologia no semiárido, educação no campo e desenvolvimento sustentável, foram alguns dos temas das mesas.

Durante os dois dias de evento estiveram presentes o prefeito de Uauá, Lindomar Dantas; o ex-governador e candidato ao senado pela Bahia, Jaques Wagner; os secretários de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues e da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis; o diretor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias; representantes do Pró-Semiárido, da Superintendência de Assistência Técnica (Bahiater) e da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF);  o presidente da Câmara de Vereadores de Uauá, Rodrigo de Zé Mário; o prefeito de Canudos, Genário Rabelo; o deputado federal da Bahia, Afonso Florence; os deputados estaduais Zó, Marcelino Galo e Roberto Carlos; o ex-secretário, Carlos Martins; a superintendente de inclusão e segurança alimentar, Rose Pondé; representantes da  ASA, Sasop, Efase, Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Uauá e Canudos, Sebrae, Central da Caatinga, Consea Estadual, Univasf, além de vereadores e lideranças de outros município, a exemplo de Jânio Aparecido, vereador de Monte Santo.

Fonte: Ascom da deputada estadual Fátima Nunes (PT-BA)

 

COMPARTILHAR